A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Papa nomeia o novo bispo de Bragança - um espanhol será o comandante da Igreja Católica na região do Caeté

O papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, a renúncia por limite de idade, 75 anos, apresentada por Dom Luís Ferrando ao governo pastoral da Diocese de Bragança, em conformidade ao Can. 401.1 do Código de Direito Canônico. Na mesma data, Francisco nomeou bispo da Diocese de Bragança do Pará, à qual pertence a Paróquia de Santa Luzia, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, que foi transferido da Diocese de Cametá.

Por determinação da Nunciatura Apostólica, Dom Luís se torna, a partir de hoje, Administrador Apostólico da Diocese, até que sejam tomadas as devidas providencias para a posse do novo titular da Cátedra de Bragança. Somente depois de o sucessor assumir é que Dom Luís se tornará Bispo Emérito.

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, nasceu em 6 de janeiro de 1952, em Valtierra, Arquidiocese de Pamplona em Tudela, na Espanha. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 10 de setembro de 1972 e foi ordenado padre em 26 de junho de 1976, em Granada na Espanha.

Dom Jesus realizou seus estudos secundários no Seminário de Martutene [São Sebastião]. Estudou Filosofia no Seminário Santa Rita [São Sebastião] e Teologia na Faculdade de Teologia de Granada. Na Faculdade FAI, de São Paulo, no Brasil, completou os estudos filosóficos para sua convalidação..

Como missionário na Prelazia de Marajó, exerceu o cargo de vigário paroquial em Portel, foi Pároco em Afuá, vigário em Salvaterra e superior da Missão e reitor do Seminário de Soure. Em seguida, foi vice-prior da Casa de Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo; prior, pároco e vigário episcopal em Belém do Pará e vigário provincial da Ordem dos Recoletos no Brasil.

Em 23 de fevereiro de 2000, foi nomeado bispo da Prelazia de Cametá, recebendo a ordenação episcopal em 7 de maio. Com a elevação da Prelazia a Diocese, em 6 de fevereiro de 2013, foi nomeado seu primeiro bispo diocesano. No âmbito do Regional Norte 2 da CNBB foi secretário, vice-presidente e presidente. Seu lema episcopal é "Pax et Fides" [Paz e Fidelidade].

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.