A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Coronavírus I
A Paróquia de Santa Luzia suspendeu o tradicional "abraço da paz" das celebrações religiosas desde a semana passada. É o medo da pandemia do Coronavírus que se alastra pelo mundo e já tem casos registrados em vários estados brasileiros. No Pará ainda não há registro de infectados, mas segundo as autoridades sanitárias e de saúde é questão de tempo para a doença de origem chinesa chegar em solo paraense.

Coronavírus II
E por falar em Coronavírus, pipocaram boatos nas redes sociais e até emissoras de rádio da região nordeste do estado, dando contas de que haveria infectados em Capanema e Bragança, com pelo menos um caso em cada cidade. Mas a Secretaria de Saúde do Estado, esclareceu que o teste para Coronavírus deu negativo para esses pacientes, portanto não há motivo para pânico, mas todo cuidado é pouco e não custa nada seguir o protocolo de prevenção para evitar a contaminação.

Xadrez
Faltando pouco mais de seis meses para o pleito eleitoral deste ano, os bastidores políticos luzienses fervem a todo vapor. O último episódio dessa epopeia foi o desembarque do presidente da Câmara, Mário Henrique [Bode], da nau governista ao desfiliar-se do MDB, aproveitando a janela partidária que foi aberta no último dia 05 que permite políticos ocupantes de cargos eletivos trocar de partido sem o risco de perder o mandato. Bode ainda não anunciou o seu destino político, mas especula-se que o parlamentar deverá cerrar as fileiras da oposição filiando-se a um dos partidos vinculados ao ex-prefeito Adamor Aires, pretenso candidato à prefeitura.

Canteiro de obras
O prefeito Edno Alves inaugurou neste sábado [14] as obras de reforma e adequação de mais uma escola no município. Desta vez foi contemplada a escola São João do Caeté, localizada na comunidade homônima, mas conhecida como Ramal da Onça. Construída no longínquo ano de 1985 pelo então prefeito de Ourém, Raul Santos [in memoriam], a unidade escolar recebeu apenas reparos ao longo desses 35 anos de existência, mas o prefeito Edno Alves fez uma ampla reforma com direito a climatização das salas de aula, dos ambientes de convivências e dos espaços administrativos, além da aquisição de cadeiras, mobiliário e material de apoio e pedagógico novos para alunos e servidores.

Águas de março
As águas do rigoroso inverno amazônico que assola o município com precipitações pluviométricas muito acima da média durante essa época do ano, destruíram a ponte sobre o rio Guamá na divisa entre Santa Luzia do Pará e Capitão Poço na semana passada. Sempre atento às demandas da população e aos problemas do município o prefeito Edno Alves solicitou a presença do engenheiro-chefe da Setran - Secretaria de Estado de Transportes, Jacob Auday, para fazer uma vistoria na PA - 233, da qual a retrocitada ponte faz parte. Na ocasião, às margens do rio Guamá e acompanhado do secretário de Obras do município e dos vereadores Socorro Saldanha, Samuel do Corujinha e Orley Soares, o prefeito entregou um ofício destinado ao titular da Setran, Antonio de Pádua Andrade, solicitando a construção da ponte em concreto. O governador Helder Barbalho e Antonio de Pádua, se manifestaram positivamente ao pedido do prefeito tão logo tomaram conhecimento do ofício.

Ourém
O rio Guamá, que banha a histórica cidade de Ourém, está transbordando por causa do grande volume d'água em decorrência do período chuvoso e inundou mais da metade das ruas da cidade. O complexo turístico da orla, que inclui a concha acústica e os quiosques está debaixo d'água faltando pouco para atingir a marca histórica dos anos 1970, quando as águas chegaram até à porta da igreja matriz e na calçada da prefeitura.

Cachoeira do Piriá
O rio Piriá também transbordou e formou um imenso espelho d'água às margens da BR - 316, próximo à cidade de  Cachoeira do Piriá, estendendo-se por quilômetros. Aliás, o município vizinho está sendo castigado pelas fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias prejudicando o acesso à várias localidades do interior que estão isoladas com estradas cortadas e pontes cobertas pelas águas e o tráfego de veículos interrompido.

Jogo
As conversas, os arranjos e as cooptações de olho nas eleições de outubro estão acontecendo em larga escala em Santa Luzia do Pará. Todos os grupos e tendências políticas estão se movimentando na tentativa de viabilizar seus projetos políticos para os próximos quatro anos. Amigos e inimigos estão sentando à mesa para jogar o jogo, mas o eleitor anda bem atento à essas movimentações e não perdoa certas jogadas. O termômetro do que será a corrida eleitoral desse anos são as redes sociais, onde todos tem voz e vez e as opiniões são compartilhadas na velocidade da luz fazendo ecoar o sentimento da população em relação à política e o que esperar dos políticos.

Fazendo história
Como sempre fala um amigo e leitor assíduo desse blog, que também é político: "A eleição desse ano será histórica em Santa Luzia do Pará". E será. Por que a internet e a influência das redes sociais são uma realidade na vida cotidiana do eleitor que está mais esclarecido e atento à qualquer movimentação dos políticos e não está disposto a perdoar deslizes e conchavos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.