A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Campanha do "não" termina em buzinaço e tecno-brega

Neste domingo, os paraenses saíram de casa às 8 horas para decidir se querem ou não a divisão do estado. A votação será encerrada às 17 horas

Bruno Abbud, de Castanhal

No último dia das campanhas do "sim" e do "não" para o plebiscito sobre a divisão do Pará, a campanha contrária à proposta iniciou uma carreata por volta das 10 horas deste sábado na cidade de Ulianópolis. O comboio passou por outros seis municípios [Paragominas, Ipixuna, Aurora do Pará, Mãe do Rio, São Miguel do Guamá e Santa Maria do Pará] até chegar a Castanhal, a 75 quilômetros a leste de Belém. A cidade sediou a estreia da campanha contrária à criação de Carajás e Tapajós e, por isso, foi escolhia para abrigar também o encerramento.

Enquanto isso, Santarém e Marabá, que podem ser, respectivamente, capitais de Tapajós e Carajás, protagonizaram o término dos atos pró-divisão. As manifestações também acabaram em carreatas, festas e buzinaços.

Na Praça da Estrela, uma das principais de Castanhal, cerca de cem paraenses desfilavam em motos com as bandeiras do Pará e outras com o número 55, correspondente ao voto contrário à divisão do estado. Carros com porta-malas equipados com potentes caixas de som ecoavam o som do tecno-brega, gênero musical popular entre os paraenses, e lançavam luzes no asfalto, transformando as ruas largas do município de 173.000 habitantes em uma discoteca ao ar livre. A festa final da campanha foi marcada pelo estouro de rojões, distribuição de adesivos, música e buzinaço.

Um carro de som contratado pela campanha encerrou o ato antes das 22 horas, horário limite das manifestações de campanha, conforme determinou o Tribunal Regional Eleitoral [TRE] do Pará. À meia-noite, as casas noturnas do estado interromperam o comércio de bebidas alcoólicas, também seguindo determinação do TRE. Neste domingo, os paraenses saíram de casa às 8 horas para decidir se querem ou não a divisão do estado. A votação será encerrada às 17 horas. Segundo o TRE, a apuração dos votos pode ser concluída até às 23 horas.

Disputa - Vestindo uma camiseta que estampava a bandeira do Pará, o deputado federal Zenaldo Coutinho [PSDB], um dos líderes da campanha contrária ao desmembramento, apareceu para o encerramento em Castanhal por volta das 20 horas. Enquanto os carros de som ecoavam o jingle "O que eles querem é mais cargos políticos. Você acha que o Brasil precisa de mais políticos?", Coutinho mostrava-se confiante. "Estou convicto de que teremos uma votação expressiva, o meu sentimento é de que vamos ganhar", disse. "Não vou dizer que o 'sim' tem zero chance de vencer, mas pelo o que ouvi da campanha deles nos últimos dias, eles já se convenceram de que vão perder. Até o Duda Mendonça se mandou para Portugal". O marqueteiro Duda Mendonça, um dos réus no processo do mensalão e dono de fazendas no sul do Pará, coordenou a campanha pró-divisão do estado. 

Veja Online

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.