A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Com único candidato, o município de Santa Maria elege o terceiro prefeito em menos de dois anos

Do G1 Pará

Alcir Costa da Silva [PSB] e Ruth Cléia de Sousa Oliveira [PP] foram eleitos prefeito e a vice, respectivamente, no município de Santa Maria do Pará, no pleito realizado ontem, domingo, 18. A chapa era única, já que dois pedidos de registro de candidatura foram indeferidos, e só estava apta a receber votos a coligação "União por Santa Maria do Pará". De acordo com o TRE [Tribunal Regional Eleitoral], a votação encerrou às 17 hs e a apuração foi concluída às 17:19 hs. "Ocorreu tudo com tranquilidade e como já era esperado devido todas as dificuldades, houve um elevado índice de abstenções, cerca de 44%", afirmou Miguel Santos, diretor do TRE.

O Cartório de Santa Maria do Pará contabilizou que 10.960 pessoas compareceram às urnas e que o candidato obteve 7.894 votos, o que representa 72,03% em relação ao total de votos. "Agora haverá o prazo para o prefeito eleito fazer a prestação de contas e posteriormente a diplomação e posse, em data marcada pela Câmara de Vereadores", afirmou Jakson José Ferreira, chefe de cartório.

Entenda o caso

No ano de 2013, uma decisão judicial cassou o registro e o diploma do prefeito eleito em 2012, Lucivandro Melo [PR], durante as eleições municipais. Com a cassação, mais de 50% dos votos válidos se tornaram nulos e uma eleição suplementar foi marcada para o ano de 2014. Em fevereiro de 2014, a candidata Diana de Sousa Câmara Melo [PR] obteve a maioria dos votos da eleição suplementar, 51,27%, mas teve o registro de candidatura indeferido e sua votação também foi anulada. Uma nova eleição suplementar foi marcada para o dia 18 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.