A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico internacional de cocaína que atuava no Maranhão e no Pará

Do Portal G1-Maranhão

A Polícia Federal deu início na manhã desta terça-feira, 11, nas cidades maranhenses de São Luís [capital do estado], Vitorino Freire, Pinheiro, Vitória do Mearim, Santa Inês e Olho-d’Água das Cunhãs, além de Castanhal, no estado do Pará, a uma operação para desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico transnacional de cocaína oriunda da Colômbia e Peru, tendo como destino traficantes atuantes no Maranhão.

Cerca de 70 policiais federais cumprem 16 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, na "Operação Thunderbolt".

O Juízo da Vara Federal da Subseção Judiciária de Bacabal determinou, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores dos investigados. Também está sendo cumprido mandado de prisão preventiva contra um traficante colombiano, cujo nome foi incluído na difusão vermelha da Interpol.

A investigação teve início há cerca de dois anos e identificou três núcleos de uma estruturada organização criminosa de traficantes especializados na venda de cocaína principalmente na capital maranhense e nas macrorregiões de Bacabal e Santa Inês.

Um dos núcleos da organização, segundo a Polícia Federal, adquiria a droga produzida na Bolívia e a transportava até o território maranhense por aeronaves e/ou veículos terrestres. Outros dois núcleos, chefiados por traficantes atuantes em Bacabal e São Luís recebiam a cocaína de um traficante colombiano residente em Letícia na Colômbia, cidade que faz fronteira com o município brasileiro de Tabatinga, no Amazonas.

O entorpecente era transportado por via fluvial até cidades ribeirinhas do Pará, de onde era levado de carro ao Maranhão.

O acompanhamento dos alvos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal durante a investigação levou à apreensão de cerca de 200 kg de cocaína e a prisão em flagrante de oito envolvidos, além da apreensão de veículos de luxo e valores em espécie.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.