A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores

A Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará, realizou na manhã desta sexta-feira, 18, sessão solene em homenagem ao Dia do Professor - transcorrido na última terça-feira, 15 de outubro - atendendo requerimento do próprio presidente da casa, vereador Mário Henrique [Bode], com direito à entrega de diploma de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho e a contribuição à educação do município, destacando a importância da valorização da categoria.

A sessão foi presidida pelo vereador Marcos do Broca - que é professor efetivo da rede municipal - e fez uma homenagem especial aos professores pioneiros do município, como Judeny Leal, Lusia Vanda, Olinda Lucena, Socorro Castelo Branco, Sidiney Texeira, Graça Sousa, Zé Maria Damasceno e Antonio Lima, todos presentes na solenidade, bem como aos professores que muito contribuíram com a educação dos luzienses, mas que já não estão mais entre nós à exemplo da saudosa Benedita Saldanha.

Outros professores, esses da ativa, também foram homenageados: Maria Antonia, Francisca Nogueira, Antonia Batista, Anotnia Costa, Jéssica Furtado e Lúcia Tomé, além de outros. Após os discursos dos vereadores os mestres também se pronunciaram para agradecer as homenagens e lembrar da importância e do poder transformador da educação na sociedade.

As homenagens contaram com a participação da coordenadora do Sintepp, sindicato que representa os trabalhadores da educação, Susana Saldanha, que usou a tribuna para fazer um discurso firme em defesa dos direitos e das garantias dos profissionais de sala de aula.

"É um momento muito importante, hoje estamos reconhecendo o valor desses profissionais tão importante para nossa sociedade, como sabiamente relatou o filósofo Paulo Freire, 'Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo', com esse sentimento de alegria homenageamos à todos da área de educação", disse Susana.

O presidente da sessão, Marcos do Broca, parabenizou o autor do requerimento, pela iniciativa, "Quero parabenizar o vereador Bode, hoje estamos realizando esta homenagem àqueles que têm dedicado sua vida em ensinar. A câmara hoje homenageou aos professores indicados pelos vereadores, parabenizo à todos os professores de nossa cidade e hoje se existe o juiz, médico, advogado, contador, administrador, é porque existe o professor", afirmou.

Em seu discurso o vereador Ahrnon Oliveira, relatou que a educação salva vidas e que o papel de um professor vai muito além de lecionar, "A casa faz esse reconhecimento, essa gratidão à todos os mestres, professores, à todos aqueles que ajudam a escola, estamos aqui destacando o trabalho daqueles que são quase, pais, psicólogos, assistente social, pois eles ajudam na formação e na cidadania do ser humano", encerrou a parlamentar.

Fotos: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.