A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeitura de Santa Luzia do Pará mantém eficiência na gestão mesmo após cortes de recursos do FPM promovidos pelo governo Lula

Inauguração da Escola Municipal Heleno Mariano de Freitas
Não existe mágica. De acordo com o prefeito Adamor Aires, o segredo para o bom andamento da atual administração municipal é a eficiência no uso dos recursos públicos. É assim que a prefeitura vem trabalhando para dá dignidade e prestar serviços de qualidade, com eficiência ao povo de Santa Luzia do Pará. "É uma gestão eficiente, que trabalha com seriedade no uso dos recursos que são poucos e escassos", avalia o prefeito. A prova disso é o controle dos gastos públicos, com pagamento do funcionalismo rigorosamente em dias e obras e serviços sendo executados nos quatro cantos do município.

Com a retomada de obras paradas deixadas pela última gestão, os investimentos em infraestrutura como o asfaltamento de várias ruas e a revitalização de toda a malha asfáltica do núcleo urbano da cidade através da operação tapa buraco, a construção e revitalização de escolas, postos de saúde, Casa da Cultura, Estádio Municipal, e apoio ao homem do campo com maquinários e implementos agrícolas, além de outros benefícios a população com políticas públicas nas áreas de saúde e educação, o prefeito Adamor conduz uma gestão enxuta e eficiente. "Cortamos no custeio, diminuímos cargos em comissão, fizemos tudo que podíamos para ter dinheiro para aplicar nas obras e serviços para a população", diz Adamor.

Os cortes nas despesas, honrando assim o compromisso firmado com os cidadãos luzienses, foi uma das formas de economia. A gestão atual conseguiu diminuir os custos da máquina administrativa para equilibrar a folha de despesas com pessoal, especialmente após os sucessivos cortes feitos pelo governo Lula desde janeiro deste ano que diminuiu consideravelmente o repasse de recursos para o município, especialmente do FPM - Fundo de Participação dos Município, penalizando as prefeituras.

Salários

Um dos maiores desafios da administração diz respeito aos salários dos servidores que beiram a margem da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal, obrigando o governo municipal a fazer verdadeiro malabarismo diante da diminuição considerável de receita em razão dos cortes do FPM impostos pelo governo Lula que vem prejudicando todos os municípios brasileiros, mas de forma acentuada os pequenos municípios que não tem arrecadação própria e dependem diretamente dos repasses constitucionais da União, a exemplo de Santa Luzia.

Apesar disso, a prefeitura vem mantendo em dia todos os serviços, investimentos, previdência e pagamentos de funcionalismo e fornecedores. Mesmo com o cenário adverso, investiu em novas obras como a escola Heleno Mariano, no Bairro da Paz; os PSFs - Posto de Saúde da Família, da comunidade do Caeté e do bairro do Km 48; além da Escola de Ensino Infantil, Raimunda Vieira da Costa, e outras obras de grande importância para a população.

Estamos vendo muitos municípios em todo Brasil passando o maior sufoco para pagar o funcionalismo, contratos e serviços por conta dos cortes criminosos que o governo Lula vem fazendo nos recursos federais para as prefeituras, deixando a situação cada vez mais difícil. Mas aqui em Santa Luzia, graças ao respeito e a seriedade com os quais cuidamos dos poucos recursos que recebemos estamos com as contas em dia, e com uma estrutura muito mais forte para enfrentar essa crise. A cidade não parou e não vai parar”, adverte Adamor.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.