Faleceu no último domingo Antenor Bararu - ex-deputado e ex-prefeito de Ourém que teve grande atuação em Santa Luzia do Pará
Nos deixou no último domingo, 13, o ex-deputado estadual Antenor Fonseca de Oliveira, o eterno "Antenor Baruru", uma das figuras mais expressivas do cenário político paraense, com destaque para sua atuação no município de Ourém, onde exerceu o cargo de prefeito na década de 1970, um período de grandes transformações no cenário político regional. Antenor Baruru elegeu-se prefeito quando as cidades de Santa Luzia do Pará, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá ainda eram distritos de Ourém.
Bararu era irmão do ex-prefeito de Cachoeira do Piriá e pai do prefeito Adamor Aires, Ademir Oliveira, e teve grande atuação em Santa Luzia, inclusive foi o responsável pela implantação de muitos serviços e obras importantes para o município com destaque para a implantação da energia elétrica [através de motor a diesel apenas no período noturno], a construção da escola Florentina Damasceno no ano de 1973, do Mercado Municipal [atualmente onde funciona a prefeitura de Santa Luzia], da sub-prefeitura de Santa Luzia, onde hoje funciona o Mercado Municipal, do posto médico, atualmente prédio da Secretaria de Saúde, entre outras.
Antenor Baruru, foi uma das personalidades políticas mais influentes da segunda metade do século XX, com atuação especial nos municípios da Pará-Maranhão e da região do rio Guamá, como Ourém, Capitão Poço [onde residiu eté o fim da vida], Irituia, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá. Bararu também foi figura importante na luta pela emancipação política dos municípios de Santa Luzia do Pará e de Cachoeira do Piriá, durante a sua trajetória política quando ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará, e foi o grande defensor dos direitos dos "trabalhadores temporários” do estado, com a criação de leis e defendendo demandas da categoria junto ao governo do estado, o que lhe rendeu o título de "Pai dos Temporários".
Natural do município Capanema, Antenor Baruru manteve por toda a vida laços com todas as cidades onde atuou, residindo tanto em Ourém como em Capitão Poço, onde permaneceu até os seus últimos dias, e encerrou sua atuação politica partidária nas eleições de 2014 quando disputou, sem sucesso, uma cadeira no legislativo estadual.
Com sua partida aos 92 anos, Antenor Baruru deixa uma marca profunda na história política do Pará, especialmente nas regiões onde atuou diretamente, sendo lembrado por sua dedicação à melhoria de vida dos cidadãos e pela defesa dos trabalhadores temporários. Seu falecimento representa uma grande perda para o cenário político regional, onde seu legado nunca será esquecido.
Vários políticos e lideranças lamentaram a partida do ex-deputado - como o prefeito Adamor Aires, o deputado Erick Monteiro, os prefeitos de Capitão e Poço e de Capanema, João Tonheiro e Chico Neto, respectivamente; a prefeita eleita de Capitão Poço, Fernanda Tonheiro, e a prefeitura de Ourém - pessoa carismática que sempre será lembrado pelos seus amigos e correligionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário