"Dinastia Tonheiro" elege a sucessora em Capitão Poço, mas sofre revés em Irituia e Garrafão do Norte
Fernanda Tonheiro, do PP, foi eleita neste domingo [06] prefeita de Capitão Poço e vai substituir João Tonheiro que cumpre segundo mandato consecutivo até 31 de dezembro próximo, no comando do município, um dos maiores PIB do nordeste paraense e celeiro do agro no estado do Pará. Porém, esse foi o único sucesso eleitoral da "dinastia" Tonheiro na região do Guamá, comandada pelo deputado estadual Antônio Tonheiro, uma espécie de "coronel", que além da Terra da Laranja também lançou candidato da família para a prefeitura de Garrafão do Norte, Socorro Tonheiro [PP], e de Irituia, Marcos Tonheiro [PP], prefeito em primeiro mandato que perdeu a reeleição.
Em Capitão Poço, Fernanda enfrentou outra figurinha carimbada da política capitãopoçense, o ex-deputado estadual Raimundo Belo [MDB], casado com a deputada estadual Diana Belo [MDB]. Tanto Belo quanto Diana já foram prefeito de Capitão Poço por dois mandatos consecutivos e desde então perderam a disputa para a família Tonheiro pela terceira vez. Fernanda obteve 19.240 votos enquanto Belo foi votado por 16.492 eleitores neste domingo.
Em Garrafão do Norte havia a expectativa de uma vitória tranquila de Socorro Tonheiro, porém a integrante do clã ficou em segundo lugar com apenas 32,90% dos votos, o que corresponde a exatos 6.207. O vitorioso foi Marcones Mangueira [PSD] eleito com 11.215 votos. Já em Irituia, outra cidade que orbita Capitão Poço, o atual prefeito Marcos Tonheiro, foi derrotado pelo candidato de oposição Pio X Júnior [MDB] pelo placar de 13.029 votos x 9.447 votos.
No município de Irituia a derrota do clã dos Tonheiro era esperada já que a administração de Marcos era criticada pela maioria da população e ele vinha enfrentando problemas para levar seu projeto de reeleição diante de altíssimos índices de rejeição. E para piorar ainda mais a situação, o adversário era ninguém menos que o filho do prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X [MDB], que montado em índices de aprovação estratosféricos da sua gestão concorreu sozinho á prefeitura da cidade e conquistou o segundo mandato com os pés nas costas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário