A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Presos cabeças de bando que assaltava bancos pelo interior do Estado

O poste abaixo é do jornal O Libeal, edição de hoje, 25 de fevereiro de 2010. O Antonio Evaldo Pereira Fausto é um cidadão luziense.

Depois de três meses de investigação, os chefes de uma quadrilha especializada em roubo de agências bancárias foram presos, anteontem, no município de Santa Luzia do Pará, enquanto tentavam recuperar um veículo utilizado durante assalto. Laeson Ribeiro de Arruda, vulgo 'Tio Chico', Antonio Josinei de Oliveira Souza, conhecido como 'Guerreiro' e Antonio Evaldo Pereira Fausto comandavam uma quadrilha de assaltantes que vinha agindo no nordeste do Estado, responsáveis por crimes nas agências do Banpará em Maracanã, Concórdia do Pará e Garrafão Norte.

A ação foi realizada pela Polícia Civil do Estado, por intermédio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Superintendências Regionais da Zona de Salgado e Brangantina. As prisões resultaram de troca de informações e de investigações de campo. A partir das investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar os autores dos crimes e chegou às prisões de 40 pessoas, nos últimos meses, todas com envolvimento direto e indireto nos crimes.

Em poder dos assaltantes, os policiais apreenderam grande quantidade de armas, munição, veículos adquiridos com dinheiro dos roubos e R$ 4.42,00. Os bandidos agiam sempre na modalidade de assalto denominada de 'vapor', em que os bandos armados sitiavam as cidades, com utilização de armas longas de grosso calibre, dentre as quais fuzis, escopetas calibre 12, metralhadoras. Eles metralhavam as agências bancárias, inclusive, em Maracanã e Garrafão do Norte, onde houve registro de vítimas fatais.

A quadrilha realizou, no último dia 2 de março de 2009, o assalto da agência do Banpará de Concórdia do Pará, na modalidade 'sapatinho', em que o gerente é feito refém junto com a família para ser obrigado a abrir o cofre do banco. Em 11 de setembro de 2009, eles assaltaram a agência de Garrafão do Norte, na modalidade 'vapor'. Ainda em 2009, a mesma modalidade foi utilizada na agência de Maracanã no dia 27 de novembro. O bando atacou mais recentemente, no último dia 9 de fevereiro, o Banco do Estado do Pará de Garrafão Norte.

Anteontem, os policiais cumpriram mandados de prisão preventiva decretados contra os crimonosos. De acordo com os policiais que trabalham no caso, Laeson Ribeiro Arruda e Antonio Josinei de Oliveira Souza, além de comandarem e participarem ativamente dos crimes, eram os responsáveis pelos levantamentos, agenciamento de assaltantes, logística necessária, como carros, armas e munições, assim como, pelas rotas de fuga a serem realizadas após os crimes.

'Durante os últimos três meses a polícia vem agindo de forma ininterrupta para prender todos os envolvidos com essa quadrilha. Eles eram muito organizados, em todos os crimes se camuflavam com roupas de manga comprida e cobriam os rostos, além de planejarem os assaltos até os mínimos detalhes.', explica Alberto Teixeira, chefe do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

As prisões aconteceram no centro da cidade em Santa Luzia do Pará durante a operação 'Anjos da Águia'. 'Tio Chico', 'Guerreiro' e Antonio Evaldo estavam no município para recuperar um veículo utilizado em um assalto em Garrafão do Norte. Outros presos por envolvimento nos roubos são Cléber Alexandre da Silva Duarte, conhecido por 'Tex', e Paulo Victor Pinheiro da Silva, de apelido PV.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.