A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Desde que o Prefeito Adamor Aires anunciou na sua conta pessoal no Fecebook a contratação do forrozeiro Toca do Vale - o melhor cantor do gênero da atualidade e preferido por dez entre dez luzienses - na tarde da última terça-feira, 16, para fazer ao lado do cantor paraense Daniel do Acordeon o show de inauguração da Feira de Alimentação Coberta e da Praça de Eventos Lucas Cavalcante, obras recém-construídas pelo Prefeito, no próximo dia 08 de julho que a cidade entrou em ebulição. Desde então o assunto tomou conta das redes sociais e domina as conversas entre amigos em Santa Luzia e cidades vizinhas onde Toca Vale é mais do que ídolo. Sem sombras de dúvidas o Prefeito Adamor, sempre atento à voz do seu povo, fez um gol de placa em trazer para Santa Luzia o maior ícone do forró.



O Prefeito Adamor Aires tem sido alvo de muitos elogios e mensagens positivas em um pôster no Facebook, semana passada, no qual anunciou a decisão de homenagear o ex-vereador Lucas Cavalcante [in memoriam] dando o seu nome à nova Praça de Eventos construída no centro da cidade, uma obra de grande envergadura que define bem o estilo de governo conduzido pelo Prefeito Adamor. Lucas Cavalcante - que perdeu a vida tragicamente em um acidente de automóvel no longínquo ano de 1999 em pleno exercício do primeiro mandato - era grande amigo do Prefeito e muito estimado pela Família Oliveira, portanto nada mais justa essa homenagem que estende-se aos seus filhos e irmãos que sempre estiveram ao lado do Prefeito Adamor em todas as ocasiões.




A Secretaria Municipal de Agricultura já deu início a operação de apoio aos pequenos produtores de feijão do município, como sempre faz todos os anos, cedendo maquinário, combustível e mão-de-obra para os serviços de aração de terra. A operação começou ainda no mês de maio e está a todo vapor com quatro tratores agrícolas equipados trabalhando em todas as regiões do município e a previsão é de que até o final deste mês os trabalhos sejam concluídos. Bons frutos virão...





As obras das quatro Usf [Unidades de Saúde da Família] que estão sendo construídas na sede do município e que haviam sido interrompidas no final do ano passado por conta de erros da empresa construtora foram retomadas no início deste mês após a realização de um segundo processo licitatório, como reza a legislação nestes casos, vencido por uma nova empresa que se comprometeu a concluir as construções até o final do ano quando serão inauguradas pelo Prefeito Adamor Aires, que a propósito deverá inaugurar também no final do ano o Hospital Municipal, cujas obras estão bastante avançadas.


As obras de reforma e ampliação da escola Odilon Camurça, na comunidade do Km 18, que há mais de uma década não recebia nem uma mísera demão de cal, por conta da irresponsabilidade de governos anteriores, em especial o finado governo petista de Louro, Gedson & Cia, e que atende mais de 500 alunos estão em estado avançado e deverão ser concluídas no início do segundo semestre letivo deste ano.



As atividades do Parfor [Plano Nacional de Formação de Professores] realizadas pela Ufpa [Universidade Federal do Pará] e previstas para iniciar no próximo dia 29 foram canceladas por falta de verbas que não foram repassadas pelo governo federal às instituições de ensino superior participantes do projeto atingindo aproximadamente 13 mil professores da educação básica em formação, mais de uma centena de professores da Rede Municipal de Santa Luzia, inclusive um grande número que iria iniciar o curso nessa etapa, que vão ficar sem aulas em julho deste ano. As causas do calote dado pela petista Dilma Rousseff nas universidades são decorrentes do arrocho financeiro oriundo do ajuste fiscal draconiano colocado em prática no segundo mandato na tentativa de salvar a economia do país quebrada pela corrupção e, principalmente, pela incompetência de dona Dilma. Imaginem se o Brasil não fosse a "Pátria educadora"...


Durante a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro - realizada no Hangar - Feira e Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, no início deste mês - a Semed [Secretaria Municipal de Educação], por iniciativa do titular da pasta, Robson Federal, premiou os melhores alunos das escolas da sede e também do interior com uma viagem [com direito a café da manhã, lanche e almoço, além da quantia simbólica de R$ 30,00 para a aquisição de livros] para a referida feira como forma de incentivar a leitura, valorizar o estudante e de quebra formar novos leitores. Escolhidos pelo critério de desempenho durante o primeiro bimestre letivo, os estudantes viajaram até a capital do estado na companhia da diretora de Ensino da Semed, professora Lidiana Mellvile; de diretores escolares, professores e responsáveis.




Uma comissão de vereadores e representantes de entidades sociais do nordeste do Pará, encabeçada pelo vereador Rogério Silva, de Capanema, deverá percorrer os 18 municípios da região do Caeté, incluindo Santa Luzia do Pará, em busca de assinaturas para um documento conjunto solicitando empenho do Mec [Ministério da Educação] para a implantação da Ufnorpa [Universidade Federal do Nordeste do Para], na cidade de Capanema, reascendendo os efeitos de uma mobilização neste mesmo sentido, realizada em 2013. A implantação da Ufnorpa já foi tema de dois projetos de lei, ambos do senador Flexa Ribeiro: o primeiro, de número 89/2013, estabelecendo Capanema como sede e outro, o de número 107/2013, indicando Bragança.


Lideranças comunitárias e moradores dos municípios de Salinópolis, São João de Pirabas, Santarém Novo, Capanema, Quatipuru, Peixe-Boi e Tracuateua, revelam preocupação com os impactos ambientais que o projeto Votorantim começa a causar na região, com a instalação de uma fábrica de cimento no município de Primavera, principalmente por causa da extração de calcário. Explicam que esses municípios estão localizados em região de estuário [larga desembocadura de um rio que sofre influência das marés], com grandes manguezais, inclusive a maior reserva do mundo localizada na região de Quatipuru, considerado o berço da vida marinha. Poluição de rios, igarapés e atmosfera, comprometimento da flora e fauna, baixa geração de emprego, fluxo migratório e ocupação desordenada também fazem parte do rol de preocupações das comunidades da região do Salgado.

A PRF [Polícia Rodoviária Federal] deverá retirar todos os seus postos que estão instalados em áreas urbanas, atendendo diretrizes do Sistema de Fiscalização Rodoviária Federal. Caso esta determinação seja rigorosamente cumprida, o bom cidadão lamentará o destino do ótimo posto de Capanema, assim como aconteceu com o posto que funcionou por muitos anos na comunidade do Pitoró e durante o período de operação inibiu a prática de crimes, especialmente roubos e tráfico de drogas na região. A própria PRF explica que uma das razões pelas quais a instituição evita o funcionamento de seus postos de fiscalização em áreas urbanas é porque os patrulheiros acabam sendo acionados pela população para intervir em conflitos urbanos, ações que não lhes compete.

Os alunos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio, turno da manhã, da escola Florentina Damasceno estão trabalhando para resgatar a tradição de colação de grau como ocorria até o fim da década de 90 em Santa Luzia. As cerimônias de colação de grau eram os acontecimentos sociais mais aguardados e concorridos da City, ocasião em que homens vestiam seus ternos impecáveis e as mulheres tiravam seus vestidos longos do armário para debutar em bailes nababescos que atualmente são lembrados com muita nostalgia. O fim do curso de Magistério e a introdução do Ensino Médio normal enterrou a tradição que, pelo menos este ano, estará de volta para matar a saudade de muitos luzienses.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.