A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Nosso Verão Maravilhoso.

Um por do sol no nosso pedaçinho de mar mais frenético e charmoso da região, Salinas.

Existe algo de místico no verão paraense. Usamos a palavra verão para definir o período que menos chove na maior parte do gigantesco Estado do Pará. Mesmo no, por assim dizer, "inverno", o calor é intenso (cerca de 24ºC e 35ºC), parecendo mais forte por causa do abafado clima quente-úmido da floresta tropical que cobre a região. As roupas de inverno dos paraenses são capa e guarda-chuva, mas, de tão acostumados com as gotas, muitos saem às ruas sem esses acessórios. A chuva não pára ninguém. Mas é verão e no Pará, mais ao norte dos sonhos do sul do país, mulheres exibindo biquínis da moda e rapazes de bermuda e camiseta, estão para além da simples vaidade, do culto do corpo, revelando uma sensualidade quase ingênua.
No verão paraense torna-se evidente a necessidade de as pessoas se aproximarem dos rios, de ter contato com o oceano. O clima direciona todos para onde exista água corrente, viva, quer seja nos rios, com ou sem ondas, quer seja nas praias atlânticas nem sempre tão verdejantes pela influência poderosa dos rios da Amazônia. Vivemos o contraste dos apelos publicitários veiculados pela mídia escrita e televisiva que "vende" os produtos voltados para as delícias do inverno sulista ignorando a existência de dois brasis.
No Pará estamos vivendo os agitos do verão com a frenética Salinópolis, nosso pedaço de mar mais charmoso da região, e a bucólica Mosqueiro, nosso recanto de água doce mais romântico, disputando a liderança na preferência dos veranistas. Uma escolha que, a cada ano, torna-se mais difícil com os encantos que vão sendo revelados em todos os cantos do Pará.
O sol vai dourando os corpos, estimulando o banho e o consumo de bebidas criando um ambiente festivo embalado pelo som dos rítimos regionais como brega e forró além de outros importados do sul e do exterior misturando nativos e turistas numa verdadeira celebração ao sol e seus encantos.
É o Pará Isso...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.