A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Hoje é Dia mundial da água

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, recurso natural valioso e finito. A crescente escassez da água foi definida pela Unesco como o problema ambiental mais grave deste século. A drenagem indiscriminada e a poluição dos recursos hídricos têm acentuado o conflito pelo uso desse bem e contribuído para o aumento do número de casos de várias doenças. Segundo a ONU [Organização das Nações Unidas], para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. A ONU aponta também que 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Segundo ela, cerca de seis milhões de toneladas de lixo são despejadas por dia em rios, lagos e canais.

Segundo a ONU, a cada dia morrem 25 mil pessoas no mundo, na maioria crianças, em consequência de doenças causadas pela água contaminada. No Brasil, essa situação é responsável por 65% das internações hospitalares e 40% das mortes infantis. A previsão é de que a disponibilidade de água por pessoa caia um terço nos próximos 20 anos. O trabalho da Unesco destaca ainda que, até 2050, dois milhões de pessoas de 48 países enfrentarão problemas de escassez de água. Isso numa projeção otimista. Caso contrário, a crise poderá afetar sete milhões de pessoas em 60 países.

No Pará, segundo o diretor de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Altieri, ainda encontra-se grande quantidade de poluentes nos rios que cortam os municípios de Redenção, São Félix do Xingu e Xinguara. "A poluição é herança de uma época em que a fiscalização era menos ativa e indústrias, principalmente as de laticínio, despejavam grande carga de material orgânico diretamente nos rios", explica.

Fonte: Amazônia Jornal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.