A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

De quanto deve ser o salário de um vereador?

À partir da legislatura inaugurada em 2013 a maioria das câmaras municipais de todo o país aumentou o número de vereadores, e consequentemente as despesas com salários dos parlamentares e assessores a mais. Por outro lado, por conta da legislação, os repasses financeiros das prefeituras para as câmaras continuaram praticamente os mesmos, com poucas variações, criando-se um grande problema: a conta definitivamente não fecha.

Com a bomba explodindo nas mãos, os presidentes de câmaras têm que se virar para resolverem o impasse. E mais, uma emenda à Constituição Federal, do ano 2000, estabelece parâmetros para os salários de vereador com base no salário dos deputados estaduais e o número de habitantes de cada município, como mostra a imagem abaixo:



Reportando-se à realidade luziense - cujo município tem pouco mais de 20 mil habitantes e o salário de cada deputado estadual custa ao contribuinte paraense R$ 20.800,00 - cada ocupante da Câmara Municipal deveria receber, conforme a tabela acima, exatos R$ 6.240,00 de salário. Portanto, a realidade é bem diferente: segundo fontes fidedignas, os nobres edis representantes do povo da "Bela Morena" recebem menos da metade desse valor.

Salário injusto na opinião deste humilde blogueiro que vos escreve, por que o vereador compõe a base do escalonamento político por está mais próximo dos anseios do eleitor, e por conta disso é, geralmente, o fiador das suas causas mais urgentes. Daí, ser vereador nos rincões desse "Brasilsão de Meu Deus" é mais um ato de altruísmo do que de vocação política.

2 comentários:

Anônimo disse...

é mais do que justo pra quem não faz nada!!

Anônimo disse...

Inclusive o salário do prefeito também deveria ser em torno de 2,000,00 já que suas despesas é toda custeada pelo município!!!

Tecnologia do Blogger.