A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Na sexta-feira passada, 14, a Semed [Secretaria Municipal de Educação] encerrou a programação do "II Workshop Pedagógico" realizado desde segunda-feira, 10, no Centro de Convenções do hotel-fazenda Santa Luzia Rural: foram cinco dias recheados de atividades que incluíram palestras, debates, oficinas e mesas-redondas com o objetivo de discutir a educação luziense, elaborar o calendário escolar e estabelecer metas para o ano letivo de 2014. A solenidade de encerramento contou com a presença do prefeito Adamor Aires que deixou a mensagem do Executivo para os professores da "Terra Querida" na abertura dos trabalhos letivos de 2014. Na oportunidade a Semed e o prefeito Adamor homenagearam com entrega de diplomas de honra ao mérito dezenas de professores aposentados da Rede Municipal de Ensino. Foi um justo e merecido reconhecimento pelo trabalho prestado pelos pioneiros da educação luziense ao desenvolvimento do município.


Prefeito Adamor Aires entregando a menção honrosa à professora aposentada Judeny Andrade Leal, ex-diretora da escola Florentina Damasceno
Vice-prefeito e secretário de Educação Robson Federal entregando o diploma de honra ao mérito à professora aposentada Justina Araújo, ex-diretora da escola Florentina Damasceno e ex-primeira-dama do município
Professores aposentados da Rede Municipal de Ensino homenageados pela Semed e pelo prefeito Adamor Aires
A propósito, além das homenagens o prefeito Adamor Aires sorteou 13 notbooks na solenidade de encerramento do "II Workshop Pedagógico": 5 entre os professores aposentados e 8 entre os professores efetivos que participaram da semana de treinamentos do Workshop, demonstrando o respeito que o Governo Municipal dispensa para a Educação luziense.

No domingo, 16, o prefeito Adamor e o vice Robson Federal entregaram à população de duas comunidades mais duas escolas ampliadas e totalmente reformadas, com recursos próprios do município: trata-se das unidades escolares "Eluziário Antônio da Silva", no Pau D'arco, e "Manoel Libório Maciel", na Estiva. Esta última, depois de dois anos de abandono e recursos saqueados pelo finado governo petista teve as obras retomadas pelo "Governo da Terra Querida" em meados do ano passado e agora foi entregue à população com o título honroso de escola-padrão do município.


Inauguração da escola "Eluziário Antonio da Silva", da comunidade do Pau D'arco
Comunidade do Pau D'arco recebendo do prefeito Adamor Aires a escola totalmente reformada e ampliada
Inauguração da escola "Manoel Libório Maciel" da comunidade da Estiva
Ato de inauguração da escola da comunidade da Estiva, totalmente reformada e ampliada pelo "Governo da Terra Querida"

O trabalho não para e mais uma escola já começou a receber serviços de reforma e ampliação: trata-se da escola São José, no Bairro São Francisco [Km 46], que durante o desastroso governo petista passou por uma obra de ampliação mal ajambrada que a transformou numa "penitenciária" com grades e aparência de mausoléu. Agora uma ampla obra de reforma está devolvendo os ares de escola e a dignidade aos funcionários e alunos.

Durante os discursos no final de semana - solenidade de encerramento do "II Workshop Pedagógico" e inaugurações das reformas das escolas do Pau D'arco e Estiva - o prefeito Adamor Aires deixou bem claro que o ano de 2014 terá todos os esforços concentrados para a realização de trabalhos nas comunidades: o que ele mesmo intitulou de "O ano do interior". Partindo dessa lógica, depois da recuperação da malha viária que deixou todos os ramais do município em condições de tráfego durante o rigoroso "inverno amazônico" e da recuperação da iluminação pública de todas as comunidades, em 2014 a atenção se voltará para as construções e reformas de escolas e de postos de saúde, além da prestação de serviços básicos de saúde nas unidades já implantadas no interior.


E por falar em interior, o deputado federal Lúcio Vale - grande parceiro do prefeito Adamor - destinou ao município de Santa Luzia emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil que será utilizada nas obras de recuperação do ramal que liga as comunidades do Cantã e Tamancuoca, passando pelo Fuzil. Os recursos serão utilizados para os serviços de terraplanagem e reformas e construções de pontes ao longo do retrocitado ramal. Os trabalhos começarão ainda no primeiro semestre.

Na sexta-feira passada a Câmara Municipal realizou sessão especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último dia 08, com direito a discursos, entrega de menções honrosas e coquetel.

Segundo informações da Secretaria de Administração, o pagamento do funcionalismo municipal referente à folha do mês de março deverá ser através do Banpará - cuja agência foi inaugurada no final de fevereiro pelo governador do estado - encerrando um ciclo de quase dez anos de parceria com o banco Bradesco que detinha em seu portfólio a integralidade da carteira de pagamentos da prefeitura.

A população residente às margens do ramal da 12 [rodovia Dom Eliseu Maria Corolli, ou PA-112] que liga os município de Santa Luzia do Pará e Bragança através da região da "Montenegro" reclama das péssimas condições da rodovia e das pontes ao longo da mesma. Cansados com o descaso das autoridades - governo do estado e, principalmente, parlamentares com expressivas votações na região - os moradores já fecharam a estrada em protestos por diversas vezes e em locais diferentes, mas em vão, por que até o momento nenhuma autoridade se pronunciou sobre o problema e tampouco anunciou alguma solução. Sentindo-se abandonada pelo poder público, a população promete radicalizar caso nenhuma medida seja tomada.

O Campeonato Luziense de Futebol entrou na reta final: no último sábado aconteceu a final do grupo formado pelos times da sede do município e a equipe do PSG levou a melhor vencendo o Internacional pelo placar de 2 a 0. Agora as disputas irão concentrar-se nas comunidades para definir os representantes do interior na grande decisão que definirá o campeão da temporada de 2013. A premiação total, incluindo primeiro e segundo turno, soma R$ 13 mil, recursos patrocinados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Juventude.

A "VIII Trilha das Cinzas" - realizada no último domingo, depois de algum tempo esquecida e sob nova organização - reuniu número recorde de participantes superando todas as edições anteriores. Seguindo o mesmo trajeto a aventura cheia de adrenalina só terminou no início da noite com a chegada dos últimos participantes no pátio do Auto Posto El Elion [leia-se posto do Glécio] onde uma verdadeira multidão aguardava a chegada dos "trilheiros" desde cedo.

 Largada da "VIII Trilha das Cinzas"


Pátio do Auto Posto El Elion lotado à espera da chegada dos trilheiros

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.