A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Com uma das programações mais completas da região, o Carnaluziense 2015 - realização da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Administração Adamor Aires - vai para a avenida com três dias de muita folia. Na programação oficial constam shows do cantor forrozeiro Daniel do Acordeon e das bandas Baladeiros, Batidão e Fruta Quente, além da banda de fanfarra Mergulho que vai animar os foliões durante o tradicional arrastão dos blocos. Sob o comando do top dj Kacio Mix, com participação de djs convidados, a folia da "Terra Querida" terá a cobertura sonora do trio Uirapuru e da carretinha Trovão Azul.


Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo arrocho financeiro patrocinado pelo governo da petista Dilma Rousseff aos municípios, o Prefeito Adamor Aires está fazendo um dos melhores carnavais da região dos Caetés. E mais, o funcionalismo municipal vai cair na folia com o salário do mês de janeiro no bolso por que Adamor concluiu antes do dia 10 a quitação de toda a folha de pagamento. Tais ações só são possíveis graças ao esforço, visão estratégica, planejamento e, principalmente, respeito com o dinheiro público por parte do Prefeito e sua equipe de governo.

A badalada "crise hídrica", que há tempos domina todas as manchetes dos principais veículos de comunicação do país, pelo que parece não é privilégio apenas das regiões nordeste e sudeste, com destaque para São Paulo. Graças aos péssimos, e cada vez piores, serviços prestados pela Cosanpa, responsável pelo abastecimento de água potável para os luzienses, Santa Luzia também entrou para o seleto clube dos municípios sem água nas torneiras. Não pela ausência do precioso líquido, que graças a Deus há em abundância por aqui, mas pela incompetência da empresa de distribuição que há algumas semanas disponibiliza água para a população apenas uma vez por dia, em geral, pela manhã.

Por obra e graça da política fiscal irresponsável conduzida pelo governo federal, sob a batuta petista, que desde o início do segundo mandato de Dilma Rousseff, no mês passado, não tem feito outra coisa a não ser assaltar o trabalhador brasileiro, os taxistas luzienses filiados à Atma [Associação dos Taxistas Manoel do Artur], sob a forte pressão dos preços estratosféricos dos combustíveis, decidiram em assembleia realizada na noite de terça-feira, 10, reajustar o preço da passagem do sistema de lotação para Capanema. O aumento foi de 15,3%, elevando o preço da passagem de R$ 13,00 para R$ 15,00 imediatamente. Segundo a direção do sindicato da categoria, o preço antigo tronou-se impraticável diante da nova realidade dos combustíveis com preços beirando o absurdo.



E por falar em assalto, essa modalidade de crime tem assustado os luzienses nos últimos tempos. Na noite de terça-feira, por exemplo, um conhecido e jovem empresário do setor açaizeiro foi vítima de bandidos quando chegava em casa e se preparava para guardar o carro na garagem. Dois elementos encapuzados e portando armas de fogo renderam-no por volta das 22 hs obrigando-o a descer do veículo - uma pik up Toyota, modelo Hillux de cor preta - e entregar-lhes as chaves sob ameaças e a mira de um revólver. Em seguida os marginais fugiram em alta velocidade pela BR 316, sentido Capanema. A polícia não tem nenhuma pista dos criminosos, mas suspeita que o veículo deve ser usado para praticar crimes na região e até o encerramento desta coluna não havia nenhuma informação sobre o desfecho do caso.

A festa de lançamento do abadá e de comemoração dos 05 anos do bloco Sk Vip, no último sábado na danceteria Beleza Pura, sob os acordes da banda Forró nu 12, foi sucesso absoluto. A casa de shows ficou pequena para a velha guarda, veterana de tantos carnavais, e também para a galerinha teen que fizeram a festa até as últimas horas da madrugada de domingo. Embalado pelo som contagiante dos forrozeiros, o público cantou e dançou os grandes hits do momento que dominam as melhores pistas do país. O destaque ficou por conta da alta procura pela bebida da terra do saiote: consumiu-se whisky como água no deserto.

O carnaval está chegando e Salinas, assim como no veraneio e festas de fim de ano, será destino de muitos endinheirados e vips. Pelo menos agora durante a folia de Momo espera-se que não se repita o apagão na internet e na telefonia que deu a tônica do Reveillon por lá, quando ficou impossível acessar a rede mundial de computadores, realizar ligações móveis ou fixas e até mesmo usar cartões de créditos. Caos total.

Por conta dos péssimos serviços prestados ao público pelas agências bancárias de Capanema, o que não é novidade pra ninguém, a Câmara de Vereadores realizou no início da semana uma sessão especial com representantes [gerentes gerais] de todos os bancos - Brasil, Caixa Econômica Federal, Banpará, Itaú e Bradesco - que têm agências na cidade, comandantes das polícias Civil e Militar, presidentes de associações comerciais e comunitárias e representantes da sociedade civil para cobrar das instituições financeiras soluções para o grande número de reclamações feitas pela população. Na oportunidade foram discutidos problemas como ampliação do espaço físico das agências, operacionalização de pagamentos, a frequente falta de dinheiro no número resumido de caixas eletrônicos durante os finais de semana e feriados, além das infinitas filas para realização de operações simples.

A propósito, os luzienses também são vítimas dos maus serviços prestados por instituições bancárias a sua clientela. Em Santa Luzia, tornou-se corriqueira a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos durante os finais de semana e feriados, tanto na agência do Banpará quanto no posto de atendimento do Bradesco. E para piorar, dois dos quatro caixas eletrônicos do Banpará estão com defeito, sem funcionar, há alguns dias de acordo com as muitas reclamações que chegaram até o signatário do blog.

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Ubs [Unidade Básica de Saúde], estará mais uma vez - como faz todos os anos - com um estande montado na Praça de Eventos durante os três dias de programação do Carnaluziense. Além de ambulâncias e uma equipe composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, no local da festa, os foliões ainda terão a disposição os serviços de distribuição de preservativos masculino e panfletos informativos sobres doenças sexualmente transmissíveis e profissionais de saúde em regime de plantão no prédio da Ubs sempre a postos para atenderem qualquer emergência que eventualmente surgir.

O "Bloco do Tigrão", que rugiu absoluto nos últimos carnavais da City e era o preferido dos vips, está fora do corredor da folia em 2015. Por motivos de força maior a diretoria da agremiação decidiu não colocar o bloco na rua este ano. Em compensação, o bloco Play Elétrico - uma espécie de confraria dos moradores e amigos da travessa D. Pedro I, a folclórica rua do Curí - caiu no gosto dos órfãos do saudoso Tigrão e promete ser a sensação do Carnaluziense.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.