A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Sespa realiza curso de capacitação de Zoonoses para servidores da Secretaria de Saúde de Santa Luzia do Pará

A Sespa - Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, por meio da coordenação estadual de Zoonoses, vinculada a Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou na semana passada, o curso de Capacitação e Nivelamento de Zoonoses Itinerante, para os servidores da Secretaria de Saúde do município de Santa Luzia do Pará. “A expectativa é capacitar técnicos envolvidos, que serão multiplicadores em seus municípios”, explicou o coordenador do Grupo de Trabalho de Zoonoses da Sespa, Fernando Esteves, que ajudou a ministrar o curso.

A atividade, tem o intuito de capacitar e nivelar conhecimentos para estratégias de ação na vigilância e controle de agravos de interesse da zoonoses – o que engloba animais peçonhentos, raiva animal, leptospirose, hantavirose, febre amarela e controle de animais sinantrópicos, como pombos, roedores urbanos e caracóis.

O objetivo do curso é habilitar os profissionais de saúde em todas as estratégias de ação para controle das zoonoses no município”, destacou o secretário municipal de Saúde, Messias Rebouças, responsável por trazer o curso para Santa Luzia do Pará. “Essa capacitação irá sincronizar as ações de acordo com o perfil de cada município. Assim, os nossos profissionais serão multiplicadores dos conhecimentos de controle de zoonoses e vigilância em saúde em geral”, acrescentou ainda Messias Rebouças.

Proteção – A Sespa orienta a população a procurar a vacina contra a raiva, que está disponível nos postos de saúde de Belém e do interior. Na capital, há doses da vacina nas unidades mais procuradas de bairros como Pedreira, Sacramenta, Marco, Marambaia e Fátima. “Qualquer pessoa que for mordida por algum animal deve procurar o posto de saúde para comunicar o fato e, se for o caso, se vacinar. A raiva é transmitida por mamíferos, como cães, gatos e morcegos”, frisou Fernando Esteves. Entre 2010 e 2016, o Pará registrou 123.393 acidentes ou agressões a humanos provocadas por esses animais.

No Pará, o último caso é de 2005, registrado em Viseu, município do nordeste paraense. Entre 2004 e 2005, o estado registrou os maiores surtos de raiva humana até então conhecidos na história do Programa de Prevenção e Controle da Raiva no Brasil. Foram 40 casos transmitidos por morcegos hematófagos, acometendo comunidades rurais e ribeirinhas, a maioria no município de Augusto Corrêa, também na região nordeste.





Fotos: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.