A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação do Ibama apreende madeira ilegal e agrotóxico dentro de propriedades em Cachoeira do Piriá e mais dois municípios. A madeira seria extraída da terra indígena Tembé

A madeira foi desmatada na Terra Indígena Tembé, no nordeste do Pará. O volume de quase 2 mil metros cúbicos seria equivalente a 150 caminhões carregados.

Foram apreendidos 1.821 metros cúbicos de madeira e 1,2 mil litros de agrotóxicos na operação Maravalha do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, com apoio da Polícia Militar Ambiental. A madeira foi extraída da terra indígena Tembé, no nordeste do Pará, sendo 1.586 m³ em toras e 217 m³ em madeira serrada, o equivalente a 150 caminhões carregados de madeira.

Localizada no município de Tomé-Açú, a terra indígena Tembé ocupa 1.075 hectares e abriga 146 indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Já o material agrotóxico foi encontrado nos municípios de Paragominas, Cachoeira do Piriá e Aurora do Pará e estavam depositados em desacordo com a legislação ambiental em uma fazenda. Vinte e três estabelecimentos foram fiscalizados.

De acordo com o Ibama, a madeira deve ser doada para instituições sem fins lucrativos e o agrotóxico ilegal está sob guarda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paragominas. Segundo o Ibama, os agentes ambientais ainda desativaram seis serrarias e embargaram outras cinco. Nove fornos de carvão vegetal foram inutilizados durante a operação. Também foram apreendidos um veículo, um trator e um caminhão usados para atividades ilegais na região. No total, foram 25 autos de infração aplicados totalizando R$ 3 milhões em multas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.