A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeito recebe sindicato dos professores e dos servidores da educação para discutir demandas da categoria

O prefeito Edno Alves, acompanhado do chefe de gabinete Guilherme Gomes e de assessores da área jurídica, além do diretor de recursos humanos, recebeu nesta terça-feira [11] a diretoria do Sintepp - Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado Pará. Em pauta diversas demandas dos servidores da educação, entre elas pendências jurídicas como o direito ao percentual de 80% referente à gratificação de escolaridade e a quitação dos salários e 13º salário de alguns servidores devidos por administrações passadas, que foram garantidas graças à decisões judiciais proferidas em favor do sindicato.

Este foi o primeiro encontro do ano entre o executivo municipal e o sindicato, que também discutiu a destinação de recursos residuais na ordem de mais de R$ 1,5 milhão, referentes ao exercício financeiro de 2019 que entraram nas contas do município no início do mês e que tem sido objeto de muitas discussões nas redes sociais por setores da oposição e até pelos profissionais de sala de aula que exigem um posicionamento do governo.

"Temos alguns prazos para cumprir em obediência à determinações judiciais transitadas e julgadas em desfavor do município que consumirão uma parcela considerável de recursos como os 80%. É uma questão de equilibrar a desproporcionalidade entre receita e despesa e garantir a saúde financeira do município para que a folha de pagamento dos demais servidores não fique comprometida”, explicou o prefeito Edno Alves durante o encontro que ocorreu no seu gabinete, na prefeitura.

"Essa discussão foi iniciada nesta manhã, mas deve se estender com outros encontros entre o poder público e os profissionais", completou Edno após o término da reunião.

Outro ponto levantado foi o reajuste anual de salário, que seguiu a proposta nacional, cuja porcentagem foi de 12,84%, em cumprimento ao Piso Nacional do Magistério, que Santa Luzia do Pará paga integralmente. “É importante entender que cada um tem sua autonomia e o diálogo deve fazer parte de todas essas discussões sobre os assuntos”, comentou o chefe de gabinete, Guilherme Gomes.

O prefeito Edno Alves finalizou explicando que a situação financeira do país é de inconstância e, assim como a grande maioria dos municípios brasileiros, Santa Luzia depende dos repasses constitucionais da União. Apesar disso, o município tem mantido o compromisso de sempre obedecer ao Piso Nacional.

As questões técnicas que envolvem essas ações são sempre vistas com bastante atenção, para que nosso planejamento possa dar à cidade de Santa Luzia do Pará as condições necessárias para garantir os direitos de todos os profissionais que trabalham diariamente para o desenvolvimento do município”, disse um integrante da assessoria jurídica do município.

Fotos: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.