Comunidade católica de Capanema celebra a festa de Corpus Christi
A comunidade católica de Capanema celebrou o feriado de Corpus Chirsti na manhã desta quinta-feira, 03, em uma missa campal realizada em frente à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebrada pelo bispo diocesano de Castanhal Dom Carlos Verzeletti. Assim como em 2020, este ano apenas um tapete de serragem medindo cerca de 70 metros foi colocado na frente à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
De acordo com a igreja católica, a tradição de enfeitar as ruas para a procissão de Corpus Christi em Capanema começou em 1976, por iniciativa de um grupo de religiosos. Por causa da pandemia, a obra de arte sacra de cerca de 1400 metros, que todos os anos é produzida por cerca de três mil pessoas na ornamentação das ruas, foi suspensa para evitar aglomerações.
A comunidade pode assistir à missa do lado de fora da igreja mantendo distanciamento e usando máscaras. Antes da pandemia Capanema utilizava cerca de 14 toneladas de serragem para confeccionar o tapete que já virou Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Pará.
As comemorações referentes à instituição da Sagrada Eucaristia começaram com a celebração de uma missa na Igreja do Perpétuo Socorro. Em seguida, o bispo da diocese de Castanhal, saiu em carro aberto levando o Ostensório com a Hóstia Consagrada pelas ruas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário