Governador lança programa para tirar gratuitamente carteira de habilitação de jovens de baixa renda
Com o objetivo de formar, qualificar e habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma gratuita, o Governo do Estado do Pará, por meio do detran - Departamento de Trânsito do Estado, lançou nesta terça-feira [01], no Palácio dos Despachos, o Programa Social CNH Pai D'égua, voltado especialmente para a inclusão social e geração de emprego. O programa será coordenado pelo Detran, que usará recursos próprios para a sua realização.
O governador do estado, Helder Barbalho, destacou que se trata não apenas de uma política pública de facilitação do acesso à Carteira Nacional de Habilitação - CNH, mas de uma oportunidade às pessoas que precisam investir na sua formação para se inserir no mercado de trabalho.
“Será um programa importante para que essas pessoas superem os obstáculos e adversidades. Cabe a nós elaborar ações e compreender que os que mais precisam devem ser priorizados nas políticas públicas inclusivas”, afirmou.
Segundo o governador, houve um diálogo intenso com a Assembleia Legislativa para a construção da ideia do programa, assim como com o Detran, na compreensão de que é possível conciliar o papel arrecadatório do órgão com a função de servir à população, construindo condições para que os que estão à margem da sociedade possam ser inclusos nessa agenda social.
Nos próximos dias, o Detran fará as projeções e análises para dar início ao programa em si. Serão contemplados, de imediato, alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, jovens de áreas rurais inscritos no Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e no CadÚnico. De acordo com o diretor geral do Detran, são critérios objetivos para não pairar dúvidas sobre quem terá direito ao benefício. “Serão lançados editais para o ingresso desses beneficiários e eles serão selecionados em parceria com toda a rede credenciada do Detran”, disse Marcelo Guedes.
Para o autor do projeto, o deputado estadual Hilton Aguiar, o diferencial é realmente o caráter social do programa. “Para tirar uma Carteira Nacional de Habilitação, hoje, é quase três mil reais. Então, o governador está dando uma oportunidade para aqueles que são taxistas, mototaxistas, aqueles que estão desempregados, aqueles que querem ter uma oportunidade, de tirar sua CNH de graça. Tanto a carteira, como a autoescola. São pessoas que precisam, que sentem a vontade de trabalhar, mas que muitas vezes não têm oportunidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário