Paróquia de Santa Luzia apresenta projeto de reforma e adequação da Igreja Matriz
Na última semana, a Paróquia de Santa Luzia divulgou nas redes sociais, o projeto de reforma e adequação da Igreja Matriz, a mais antiga de Santa Luzia do Pará, localizada no centro da cidade. O intuito, é integrar a essência da igreja com um ambiente sagrado mais harmonioso com uma estática visual mais moderna.
A iniciativa já foi aprovada pelo Cúria Diocesana bem como pela Paróquia, e agora aguarda a implantação sob a responsabilidade do Pároco Gleison José, um visionário que tem transformado a comunidade católica com suas ideias e competente trabalho na condução do seu rebanho desde que chegou à Santa Luzia do Pará, o que tem rendido a ele muitos elogios e admiração dos fiéis.
A Igreja de Santa Luzia é a mais antiga da cidade, remonta do início da povoação da então vila que surgia às margens do pico demarcatório da BR-316 há mais de cinco décadas, e ao longo dos anos, diversas intervenções foram realizadas tanto no edifício religioso quanto em seu entorno. No entanto, muitas dessas alterações transformaram a identidade visual do prédio, resultando na aparência atual.
Com o objetivo de melhorar a beleza arquitetônica atual e atender às necessidades do uso litúrgico, a proposta elaborada pelo Padre Gleiso e sua equipe de trabalho, recebeu o aval do bispo diocesano e dos paroquianos luzienses. Agora, cabe ao titular da Paróquia a missão de implementar a reforma e executar as obras conforme o projeto apresentado.
A equipe responsável pelo projeto dedicou-se a estudar detalhadamente a história e a estrutura da igreja, levando em consideração as diretrizes litúrgicas e as características estéticas do prédio.
A reforma propõe a implantação de elementos novos, como vitrais e fachada com pinturas e esculturas. Além disso, contempla intervenções para melhorar a iluminação e a acústica, garantindo uma experiência mais adequada aos celebrantes e fiéis.
"A igreja Matriz de Santa Luzia é um símbolo de fé para a comunidade católica e a reforma contribuirá para fortalecer a vivência espiritual dos paroquianos", destaca Padre Gelison.
Nenhum comentário:
Postar um comentário