A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Caso de família
Segundo o blogueiro muito bem informado, Hiroshi Bogéa - que diretamente de Marabá cobre os bastidores políticos do sul e sudeste do estado - o clima entre a deputada Simone Morgado e o cacique-mor do PMDB paroara, o senador Jader Barbalho, não é dos melhores. A animosidade entre o ex-casal tem nome e sobrenome: Asdrúbal Bentes, superintendente do Incra do Sul do Pará. A rixa começou quando Simone Morgado pediu de bandeja a cabeça de Bentes por que ele teria se recusado a nomear para a superintendência pela qual responde dois correligionários da deputada, que ficou tiririca da vida. Asdrúbal Bentes estava prestes a ser desovado do cargo, inclusive com a demissão prontinha para ser assinada, quando Jader tomou conhecimento do caso e interveio contrariando a ordem da parlamentar mantendo Bentes no cargo. Aí o clima entre os dois azedou de vez...

Ambulância
O vereador Samuel do Corujinha esteve no início da semana na Assembleia Legislativa, onde foi recebido em audiência pelo deputado Fernando Coimbra, seu padrinho político e cacique do PSL paraense. Em conversa com o deputado Samuel apresentou requerimento solicitando uma ambulância para Santa Luzia, no que foi prontamente atendido.

Defesa
O advogado Sábato Rossetti, um dos mais caros e exclusivos operadores do Direito Criminal em solo paraense, assumiu a defesa da ex-superintendente do Ministério da Pesca no Pará, Soane Castro, peça-chave da operação História de Pescador, da Polícia Federal, que apura irregularidades na concessão do Seguro Defeso no estado, bem como o desvio de recursos destinados ao pagamento do benefício.

Drogas
Sob a batuta da Semed [Secretaria Municipal de Educação] e a colaboração de outras secretarias, a Prefeitura Municipal está discutindo com a sociedade, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e autoridades de segurança ações para combater a problemática das drogas nas escolas. A ideia é que após as discussões seja colocado em prática um plano permanente de combate às drogas nas escolas da zona urbana do município afim de reduzir os altíssimos índices de consumo de entorpecentes, com reflexo direto no aumento dos casos de violência que tem assustado os luzienses nos últimos anos. Um dos principais entusiastas do projeto, o prefeito Edno Alves, tem participado ativamente de todos os encontros do grupo de trabalho.

Energia
Consumidores de energia elétrica no Pará terão um desconto de 7,38% na conta de abril. A tarifa vai cair por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado, quando o custo da energia proveniente da termelétrica de Angra 3 foi incluído erroneamente nas tarifas de todo o país, mas a energia não chegou a ser usada porque a usina não entrou em operação e agora será devolvido ao consumidor em forma de descontos na conta de luz.

Governo
As eleições para decidir quem será o próximo governador do estado serão apenas em outubro do ano que vem, mas as discussões e a movimentação dentro da fauna política paraense já estão a todo vapor mirando 2018. Exatamente em razão do longo período a ser percorrido até lá, muita água ainda pode rolar por baixo da ponte, mas os nomes que irão se enfrentar na disputa estão praticamente definidos dependendo apenas de algum acerto aqui ou acolá.

Nomes
Assim como dois mais dois são quatro, é certíssimo que o atual ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, será candidato a governador e entra na briga como franco-favorito. Simão Jatene que não poderá mais concorrer à reeleição mas é candidatíssimo ao Senado já dá sinais de que o super-secretário Adnam Demachki será o seu ungido, apesar do jogo ensaiado por outros tucanos emplumados que sonham um dia ser inquilinos do Palácio dos Despachos. O caso mais emblemático até o momento é o destino a ser tomado pelo PT, que nas últimas eleições marchou de mãos dadas com o PMDB. Mas em entrevista no mês passado ao blogueiro Carlos Mendes, o senador Paulo Rocha, maior expoente petista do momento, garantiu que o partido está fora do barco dos Barbalho e terá sim candidato próprio ao governo do estado.

Aniversário
Não é mentira, mas a escola São José comemora idade nova neste sábado 1º de abril. Fundada no longínquo ano de 1979 pela professora Raimunda Rodrigues [in memoriam], a São José começou como uma escolinha particular e somente nos anos 80 sob a administração Raul Santos, prefeito de Ourém já falecido, passou para o sistema público de ensino. Atualmente a segunda maior unidade escolar do município a São José atende mais de 800 alunos e acabou de passar por uma obra de reforma completa. Além da nova pintura recebeu reparos nas estruturas elétricas e hidráulicas, ampliação dos serviços prestados a comunidade escolar e novas cadeiras, sendo a primeira escola de Santa Luzia a receber obras de reforma no governo Edno Alves.

Inscrição
Graças ao trabalho e os muitos esforços da titular da Secult [Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude] Juliana Patrizia, o município de Santa Luzia do Pará agora consta no Mapa Nacional do Turismo, do governo federal. No início da semana Juliana Patrizia esteve em Castanhal participando da Oficina de Regionalização de Turismo realizada pela Setur-PA [Secretaria de Turismo do Estado do Pará] com o intuito de promover a democratização do turismo bem como estimular políticas públicas para o setor por meio de ações desenvolvidas pelos próprios municípios. Durante o evento Juliana entregou a equipe técnica da Setur toda a documentação necessária para inserir Santa Luzia no Siconv [Sistema de Convênios] do Ministério do Planeamento, responsável pela liberação de recursos para investimento na área de turismo nos municípios.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.