A Paróquia de Santa Luzia promoveu, entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro, a tradicional festividade em homenagem à padroeira do município, Santa Luzia. Com o tema “Santa Luzia, protetora dos olhos e guardiã da fé, protegei-nos!”, a programação deste ano reuniu milhares de fiéis e movimentou a cidade com uma intensa agenda religiosa, cultural e social.
Os festejos começaram com as tradicionais caminhadas penitenciais nas madrugadas, que prepararam a comunidade para os dias centrais da festa. A partir de 06 de dezembro, os noitários com missas e programação social passaram a reunir moradores e visitantes na praça da Igreja Matriz.
Entre os momentos mais marcantes estiveram o Passeio da Cavalaria, no dia 07, o traslado da imagem para a Igreja de São Francisco, no km 46, no dia 12, e a grande romaria pelas ruas da cidade, realizada no dia 13, encerrando os festejos com muita emoção e devoção.
Segundo o pároco Gleison José, a participação popular superou as expectativas. “Milhares de fiéis participaram. Este ano foi uma das maiores procissões já vistas na cidade”, afirmou. A Missa de encerramento, celebrada na Praça da Matriz, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Raimundo Possidônio.
A festividade de Santa Luzia é o maior evento religioso do município e acontece desde o final dos anos 1960, quando foi introduzida pelo padre Paulino, primeiro vigário da então Vila de Santa Luzia, como forma de agradecimento a uma graça recebida pela cura de um problema na visão.
Além da celebração religiosa, o município comemora, na mesma data, seus 34 anos de emancipação política, unindo fé e cidadania em uma única festa.
Fotos: Pascom - Pastoral de Comunicação da Paróquia de Santa Luzia do Pará.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)

































Nenhum comentário:
Postar um comentário