A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Padre Elias toma posse como pároco da Catedral Diocesana de Bragança

Do Site da Diocese de Bragança

Clique na imagem para acessar a galeria de imagens com a cobertura fotográfica na íntegra
Na manhã do último domingo, 21, Dom Jesus Maria, bispo diocesano de Bragança, presidiu missa solene às 08:30 h na Catedral Nossa Senhora do Rosário, para dar posse ao novo pároco e ao novo Vigário Paroquial. Trata-se dos padres Raimundo Elias e Mayro Chrystian, Pároco e Vigário, respectivamente.

Padre Elias é natural de Ourém e sua família reside no município até os dias atuais. Foi na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ourém, que Padre Elias viveu sua vida comunitária e vocacional, de onde saiu para morar no seminário Santo Alexandre Sauli da Diocese de Bragança, na cidade de Bragança. Em seguida, foi para Roma continuar seus estudos filosóficos e teológicos. Lá também pode se especializar em Direito Canônico e após vários anos fora do Brasil, retornou em 2004 para ser ordenado sacerdote, no dia 01 de agosto.

O primeiro encargo de Padre Elias na Diocese foi o de substituto do pároco de Irituia, Padre Jovino de Jesus. Por motivos pessoais, Padre Jovino deixou a paróquia e enquanto se providenciava um novo pároco, coube a Padre Elias manter a paróquia funcionando. Depois de morar por esse curto espaço de tempo em Irituia, Padre Elias foi designado reitor do Seminário Maior da Diocese de Bragança, Paulo VI, em Ananindeua. Função que exerceu até o ano de 2008, quando recebeu a missão de assumir a Paróquia de Santa Luzia, em Santa Luzia do Pará, substituindo o Padre João Ribeiro que naquele ano foi transferido de paróquia.

Depois de quase 10 anos à frente da Paróquia de Santa Luzia, onde é muito querido, em novembro de 2017, Padre Elias recebeu a sua nova missão na Diocese: Pároco da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, em Bragança. Além de ainda continuar como Vigário Judicial da Diocese de Bragança.

Quanto a Padre Mayro, é natural de Bragança, e sua vida cristã desenvolveu-se na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Morro, na própria Bragança. Seus familiares ainda residem aí na cidade.

Padre Mayro morou no Seminário Menor Santo Alexandre Sauli, onde teve como reitor o Padre Carlos Afonso. Depois de pedir para sair do seminário por um tempo, para melhor discernir sua vocação, retornou para residir no Seminário Maior Paulo VI. Aí pode realizar seus estudos de Filosofia e Teologia. Paralelo a Teologia, devido suas habilidades com a contabilidade e administração, o bispo achou por bem que cursasse Administração. Padre Mayro foi ordenado em 18 de maio de 2014, em sua paróquia de origem.

Após sua ordenação, foi designado a trabalhar como vigário paroquial em Tracuateua. Missão que exerceu junto ao Pároco, Padre Mauricio Soares. Em seguida foi nomeado Pároco da Paróquia São José, no Bairro Nagibão, no município de Paragominas. Missão que exerceu até ser nomeado em novembro de 2017, para assumir a Administração da Cúria Diocesana e a função de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral.

Padre Elias assume a função que foi de Padre Gerenaldo Messias por mais de 15 anos. Padre Gerenaldo assumiu a nova Paróquia São João Batista, no bairro da Vila Sinhá, em Bragança, e ainda ocupa a função de Vigário Geral da Diocese de Bragança.

Padre Mayro substitui Padre Luciano Tomaz que a partir desse mês ocupará a função de formador do Seminário Menor São João XXIII e de Vigário Paroquial da nova Paróquia São João Batista, no Bairro da Vila Sinhá.

Alem de Dom Jesus, que presidiu a Santa Missa, e os empossados, estavam presentes os padres Ari Silva, diretor da rádio Educadora; Gerenaldo, Pároco da Paróquia São João Batista; Luciano Tomaz, Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista; vários diáconos permanentes e um grande número de seminaristas da Diocese de Bragança, além de uma grande multidão, que prestigiou a posse dos novos dirigentes da Catedral Diocesana.

E, não poderíamos deixar de registrar, a presença de centenas de pessoas vindas das Paróquias de Santa Luzia [Santa Luzia do Pará] e São José [Paragominas], para participar da posse dos novos padres da Catedral de Bragança. A emoção era visível nos rostos dos paroquianos de Santa Luzia e de São José, já que estavam "entregando" aqueles que foram seus pastores, um por 10 anos, e o outro por 3 anos. Mas, em todos os momentos não deixaram de manifestar seu sentimento de gratidão por tudo que viveram juntos, e o desejo de abençoada nova missão aos amigos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.