A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Mangueiras...

As mangueiras são árvores, pertencentes à familia das 'mangiferas', oriundas do sul e sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas onde foram encontrados registros fósseis com cerca de 25 a 30 milhões de anos. Introduzidas com sucesso no Brasil, Angola, Moçambique e em outros países de clima tropical e subtropical as mangueiras transformaram-se em culturas amplamente exploradas comercialmente nessas regiões.
As mangueiras são árvores gigantescas capazes de atingir até 40 m de altura com uma copa que pode medir 10 m de raio sendo uma grande fonte de sombra além de ótima árvore frutífera com suas saborosas mangas. Somos tão familiarizados com as mangueiras que às vezes fica difícil imaginarmos que são nativas de outros países, elas fazem parte da nossa vida e do nosso dia a dia desde criança. É praticamente impossível um sítio que não tenha uma mangueira e na maioria das cidade eslas estão presentes como árvores ornamentais em ruas e avenidas ajudando também a melhorar o clima, como é o caso da nossa Capital, Belém, conhecida mundialmente como a Cidade das Mangueiras ou simplesmente Mangueirosa pelos os parenses.

Aqui em Santa Luzia elas estão presentes na maioria dos quintais e sítios da zona rural servindo de sombra e produtoras de frutos principalmente nessa época do ano que é o auge da produção fazendo a festa da molecada.

Além dos quintais e chácaras aqui em Santa Luzia elas também fazem parte da paisagem de uma propriedade pertencente a Igreja Católica muito famosa chamada Sítio do Padre. Trata-se de um excelente espaço físico 'coberto' por dezenas delas que davam um ar agradável ao complexo arquitetônico formado por salas administrativas de entidades ligadas à Igreja, quartos, banheiros, refitórios e um amplo auditório que serve a toda comunidade luziense.

Mas esse cenário paradisíaco agora é coisa do passado. Isso mesmo, como já deu para perceber por essas fotos as mangueiras que davam um toque todo especial ao Sítio do Padre foram derrubadas e transformadas em centenas de pedaços.

O que outrora foi um imenso túnel verde formado pelas copas das mangueiras agora é um vazio completo tomado pelo calor e pelo sol.

É uma pena que um verdadeiro patrimônio do povo luziense cultivado e preservado durante décadas tenha sido destruído em questão de minutos transformado-se num imenso monte de toras e lixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.