A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Eclípse lunar - Um belo espetáculo.

Eclipses lunares ocorrem quando Sol, Terra e Lua se alinham e o satélite natural percorre a sombra gerada por nosso planeta. Entretanto, a Terra não barra completamente a passagens dos raios e alguns, ao passarem pela atmosfera terrestre, são desviados atingindo a superfície lunar dando a Lua um tom avermelhado.

A sombra da Terra é composta por duas áreas em formato de cone, que ficam uma dentro da outra, a parte mais externa chamada penumbra, não bloqueia todos os raios solares e a área mais interna, que leva o nome de umbra, bloqueia praticamente todos os raios.

O eclipse de ontem iniciou às 21h35 mas, só podia ser visto através de instrumentos especializados porque nessa hora a Lua percorria a área de penumbra.
Apartir das 22h43 o fenômeno pôde ser visto a olho nu por que nessa hora a lua começou a entrar na umbra começando a mudar gradativamente de cor, até que, às 00h0 teve início o eclipse lunar total, quando a sombra da Terra cobre completamente a supefíe lunar durando até as 00h51, quando o processo começa a se reverter. Às 02h09 não era mais possível ver o eclipse a olho nu, mas fenômeno se encerrou definitivamente às 03h17, quando a Lua saiu novamente da área de penumbra.

Aqui, em Santa Luzia, como se previa para toda a Região Norte corríamos o risco de perder esse espetáculo por causa das chuvas e do tempo nublado. Mas apesar das nuvens foi possível acompanhá-lo, com pouca visibilidade, até o final.
Até pouco tempo, quando anunciavam a ocorrência de um eclípse, a população ficava assustada e narrava mil e umas versões para o fenômeno, tais como iria acontecer três dias de escuro, que tinha a mão de um demônio impedindo a lua de brilhar sobre a terra, que durante o eclipse as árvores dormiam esquecendo dos seus frutos e quando acordassem todos tinham caído, e etc. E para impedir esse último fato as pessoas passavam todo o eclipse batendo em latas, transformando a cidade numa verdadeira batucada, afim de impedir o 'sono' das árvores. Eu particularmente ficava com medo mas achava um espetáculo maravilhoso que hoje com o advento da tecnologia e a perda das tradições todos sabem que eclipse é apenas um fenômeno natural e a maioria nem lembra mais daqueles tempos 'românticos' de histórias fantásticas que alimentavam nossa imaginação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.