A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Mais ações do MST em Santa Luzia

O poster abaixo é do Diário do Pará, edição de hoje 15 de setembro de 2010.

MST anuncia invasão da fazenda Cambará

Cerca de 150 famílias invadiram a fazenda, por volta das 5h30 de hoje

Às 5h30 de hoje, 150 famílias ocuparam a fazenda Cambará, localizada na comunidade de Pau de Remo no município de Santa Luzia do Pará, pela quarta vez. Segundo a nota da direção estadual do MST a fazenda Cambará seria terra da união. “Com 6.886 hectares, conhecida como ‘Gleba Pau de Remo’, a fazenda é palco do mais recente conflito agrário no Pará que resultou no sequestro de João Batista Galdino de Souza e José Valmeristo, o “Caribé” no dia 3 de setembro de 2010, com o assassinato de José Valmeristo. João Batista conseguiu escapar deste atentado”, ressalta a nota.

Por conta deste crime, o fazendeiro Marcos Bengstson e dois homens acusados de participarem do crime tiveram a prisão temporária decretada, mas a qual já foi relaxada e o trio está respondendo em liberdade. Ainda segundo o MST, o fazendeiro possui o título de apenas 1.800 hectares da área.

Com o ato, o movimento aproveita para pedir a manutenção da prisão dos pistoleiros e a proteção a João Batista, testemunha do caso, e a seus familiares.

Os Sem Terra também responsabilizam o Estado pelo crime e exigem a desapropriação da fazenda Cambará.

No último dia 10 de setembro, o MST ocupou a sede do Incra em Belém, e como resultado de uma reunião, o Estado, através do Incra e do Iterpa, teria se comprometido a tomar as medidas cabíveis para agilizar a destinação da “Gleba Pau do Remo” para fins de reforma agrária; bem como punir os responsáveis pelos conflitos ocorridos na área.

A situação na área estaria tensa, pois seguranças armados da fazenda estariam observando a ocupação. Até o momento, a Polícia Militar ainda não apareceu no local. Os Sem Terra deram ao local da ocupação o nome de acampamento “Quintino Lira”.

[Diário Online]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.