A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Aniversário de Castanhal reúne mais de 70 mil pessoas no show da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano

Este blogueiro que vos escreve e amigos no camarote com o prefeito de Castanhal, Paulo Titan, e o luziense Fábio Costa, sub-prefeito do Jaderlândia

Dupla César Menotti & Fabiano cantando na festa de aniversário de Castanhal

Um mar de gente - mais de 70 mil pessoas, segundo a organização da festa - lotou a tradicional Praça do estrela, no centro de Castanhal, no aniversário de 82 anos de emancipação política do município

Do Amazônia Jornal

Município comemora emancipação política com programação especial promovida pela prefeitura

Castanhal completa hoje 82 anos de emancipação política e sua população, estimada em 184 mil pessoas, tem muito a comemorar. Cidade que começou seu desenvolvimento com os trilhos da estrada de ferro de Bragança, hoje é considerada polo da região nordeste paraense e dotada de infraestrutura que a cada dia cresce e evolui nos mais diversos setores, o que faz com que sua economia fique mais diversificada e fortalecida. Para comemorar a data em grande estilo, a prefeitura montou uma programação especial que inclui, além das tradicionais inaugurações, entrega de títulos honoríficos na Câmara Municipal, torneios esportivos, plantio de mudas de açaí e um show sertanejo apresentado ontem pela dupla César Menotti e Fabiano, na praça da Estrela.

Hoje as atrações culturais são os cantores Haroldo Reis, Daniel do Acordeon, K-Chorrão e Jurandy. Ainda pela manhã a programação abriu com o hasteamento da bandeira de Castanhal, na praça da Matriz, e em seguida teve missa em ação de graças pelos 82 anos. Também foi inaugurada a academia ao ar livre do bairro Cariri e Postos de Saúde da Família do bairro Novo Estrela e do Loteamento Doutor Jorge, no Jaderlândia. A programação se encerra com a apresentação da dupla gospel Daniel e Samuel.

Nordestinos - O progresso do município é atribuído ao nordestino brasileiro, cuja força de trabalho foi a responsável pelo surgimento da cidade. A vida de Castanhal está tão intimamente ligada à presença nordestina que o santo padroeiro do município é São José, o santo da chuva, cuja falta foi o que trouxe levas de migrantes para a Amazônia.

"Do progresso chegando através dos trilhos da Estrada de Ferro de Bragança, trazido nos vagões da Maria Fumaça, nas lembranças do povo nordestino que veio aqui plantar suas raízes, Castanhal tem uma bela história a ser conhecida, principalmente por seu povo". Essa abertura faz parte, afirma o historiador castanhalense José Lopes Guimarães, dos registros históricos de Castanhal, e narra a viagem que o bandeirante Pedro Teixeira, que fazia parte da frota de Francisco Caldeira Castelo Branco, fez por terra até o Maranhão, por caminho aberto pelos índios Tupinambás, e pelo qual teria começado a exploração e colonização dessa região.

Mas o progresso do povoado de Castanhal chegou mesmo com a construção da estrada de ferro de Bragança, com a "Maria Fumaça". "Uma ferrovia que ligava Belém a Bragança, e que começou a ser construída no ano de 1883. Em 1885, as obras pararam por ordem do governo provinciano, ao atingir 60 quilômetros, na localidade de Itaqui, às proximidades do núcleo do Apeú, por falta de verbas. Uma epidemia de febre amarela, que se propagou pela região, nessa época, teria sido outro fator que levou à suspensão das obras da ferrovia. Mas todas essas dificuldades enfrentadas na colônia com a paralisação das obras da estrada de ferro não impediram o desenvolvimento do núcleo colonial", diz Lopes Guimarães.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.