A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Viseu - polícias Civil e Militar destroem 60 mil pés de maconha na zona rural do município

Clique na imagem para ver mais fotos

As polícias Civil e Militar destruíram 60 mil pés de maconha em quatro plantações localizadas na zona rural do município de Viseu, nordeste do Pará. A ação policial foi coordenada pela Superintendência da Polícia Civil da Zona Bragantina. Iniciada na segunda-feira, 13, a operação foi concluída nesta terça-feira, 14. O delegado Herbert Renan de Souza, superintendente regional, explica que as investigações para localização das plantações teve início, no último dia 11, quando a delegacia de Cachoeira do Piriá recebeu denúncia anônima sobre a prática criminosa.

Segundo informações recebidas pelo investigador Eduardo do Espírito Santo, havia na localidade de "Gemedoro" - próxima da Vila Alegre, zona rural de Viseu - grandes roças com ervas de maconha plantadas. No dia seguinte, o policial civil se deslocou até à região para apurar a denúncia. Após confirmar a existência de uma das quatro plantações da droga, o investigador comunicou o fato ao delegado Roberto Salbé, de Cachoeira do Piriá. Ainda, segundo o investigador, havia pessoas no meio da mata provavalmente tomando conta da roça na vila de "Gemedoro". O delegado Herbert Renan, ao tomar conhecimento do fato, preparou equipe de policiais civis, na manhã do dia 13, com apoio de uma guarnição do GTO [Grupamento Tático Operacional], da Polícia Militar, da cidade de Capanema, para se deslocar até a região.

Junto com o superintendente, seguiram até a região os investigadores Danilo Campos, da Delegacia de Capanema, e Otávio Quaresma, chefe-de-operações da Superintendência da Zona Bragantina, que se juntaram ao policial civil Eduardo e ao delegado Roberto Salbé. Pela PM, o sargento Jota Teles comandou a operação. Também participou da missão a guarnição da Polícia Militar da cidade de Cachoeira do Piriá formada pelos cabos Júnior, Jonis e Kleiton, e soldado Rossy. Após aproximadamente 40 minutos de viagem de carro por um ramal, os policiais chegaram à vila Gemedoro. "Parte do caminho foi feito a pé por dentro da mata, pois a plantação ficava em uma área no meio de um matagal fechado e de difícil acesso", explica Renan. Depois de uma hora de caminhada, a primeira plantação de maconha foi encontrada. Pelas coordenadas, detalha o delegado, trava-se de uma área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados com cerca de 20 mil pés da erva. No momento em que os policiais faziam buscas para localizar outras roças de maconha, um homem, que estava no meio da mata, disparou contra a guarnição da PM, cujos militares revidaram a tiros. No entanto, o atirador conseguiu fugir. Após mais algumas horas, os policiais localizaram mais três roças de maconha.

A segunda roça, pelos cálculos feitos, tinha o mesmo tamanho da primeira e mesma quantidade de pés de maconha plantados. Já a terceira roça estava em uma área de cerca de 1.250 metros quadrados com estimados 10 mil pés de maconha, a mesma metragem e quantidade de pés da última plantação encontrada na área. Outras buscas foram feitas na região, mas os responsáveis pelas plantações não foram localizados. A operação foi concluída, nesta terça-feira, 14, com o final do corte dos pés de maconha e incineração das ervas cortadas. Ainda, conforme o delegado, 12 tabletes de maconha já beneficiada e empacotada e mais quatro pés da erva retirados de cada roça também foram apreendidos. Parte das plantas foi levada como amostra para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. "Pelos cálculos feitos, foram destruídos aproximadamente 60 mil pés de maconha, somando as quatro roças. O fato será apurado por intermédio de inquérito policial pela Delegacia de Polícia civil de Viseu", explica o superintendente regional da Zona Bragantina.

Fonte: Site da Polícia Civil do Estado do Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.