A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A administração municipal - sob o comando do prefeito Adamor Aires - colocou Santa Luzia na vanguarda dos municípios paraenses que valorizam o setor educacional por ser o único da região nordeste do estado a pagar abono aos profissionais que atuam na regência de classe, com recursos oriundos dos resíduos financeiros do Fundeb-60. Apesar das gigantescas dificuldades impostas pela "herança maldita", legado do finado governo petista que saqueou o município por longos sete anos, o "Governo da Terra Querida", que ainda concentra esforços para sanear as contas da prefeitura, honrou a palavra empenhada junto aos professores agindo de acordo com a lei que regulamenta o pagamento de abonos.

A propósito da administração municipal, esta semana além do abono dos professores também está sendo concluído o pagamento da folha referente ao mês de dezembro das outras categorias de servidores.

Passados os folguedos de fim de ano, rufam os tambores da folia indicando que o Carnaval já bate à porta. Mesmo faltando ainda quase dois meses para a festa de Momo, as principais agremiações carnavalescas da City já começaram a se movimentar: blocos tradicionais como o "SK-Vip" e o novíssimo "Bikêra Folia" - que estreia esse ano na avenida - estão a todo vapor à cata dos foliões e programando eventos para a divulgação dos seus respectivos abadás.



O fechamento do hospital São Joaquim, adquirido pelo governo do estado para ser transformado em hospital de média complexidade, está provocando muitos transtornos para os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] em Capanema - pelo menos até o final do ano quando está prevista a inauguração - que recebe pacientes vindos de mais de 20 municípios da região nordeste do Pará e até de municípios do vizinho estado do Maranhão. A desativação de mais de 100 leitos sem que haja outras unidades capazes de absorver toda essa demanda é o grande problema, já que o município trabalha praticamente no limite da sua capacidade.

Lojas de Capanema já começaram as promoções e queimas de estoque que acontecem todo início de ano: no centro financeiro da cidade é possível encontrar descontos em praticamente todos os segmentos. Porém, os principais alvos são as lojas de vestuários, que fazem de tudo para atrair os consumidores e as preferidas pelos bacanas de lá e daqui, que vendem roupas de grifes famosas, estão com promoções de encher os olhos de qualquer um oferecendo descontos que chegam a inacreditáveis 60%.

Depois que o Mec [Ministério da Educação] liberou na última sexta-feira, 03, a consulta das notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] 2013 dezenas de estudantes de Santa Luzia que prestaram vestibular para a UFPA [Universidade Federal do Pará], a mais conceituada instituição de ensino superior do estado, vivem a expectativa do resultado do certame. Se depender do número de alunos interessados em ingressar na vida acadêmica e dos resultados obtidos por estudantes luzienses nos últimos anos, terá muita festa na City embalada pelo hit "Alô papai, alô mamãe..." em 2014.

Cadê o moral? Depois de muitos acidentes com vítimas fatais nas vias do centro da cidade em 2013, e em 2014 também, provocados principalmente por imprudência dos condutores - falta de habilitação, de equipamentos de segurança, menores dirigindo e, principalmente, tráfego na contramão - todo o contingente da Polícia Civil de Santa Luzia, que deveria ser o primeiro a dá exemplo e punir os infratores, foi flagrado por diversos leitores passeando tranquilamente na viatura em plena tarde de domingo na contramão da avenida Castelo Branco, próximo ao posto El Elion, no bairro do Km 46.

Uma das maiores e mais bonitas festas de Réveillon do interior do estado ocorreu em Ourém: bandas, djs e cantores animaram a plateia na Concha Acústica, à margem do rio Guamá, sob a iluminação especial preparada pela prefeitura que completou a animação até o sol raiar.

Municípios do nordeste paraense localizados na microrregião do Caetés - principalmente Santa Luzia - têm sofrido bastante com as contantes e inexplicáveis interrupções no fornecimento de energia elétrica, problema que se intensificou nos últimos meses sem que haja alguma justificativa por parte da concessionária Celpa. As interrupções são diárias e frequentes prejudicando comerciantes e a população com perdas de produtos e danos em aparelhos eletrônicos.

O Sinal da única operadora que atende os luzienses, a Vivo, que nunca foi dos melhores agora piorou de vez: é tarefa impossível encontrar algum usuário que consiga enviar torpedos, completar uma ligação ou conectar-se à internet usando o aparelho celular. A insatisfação é geral, e o pior é que sem ter a quem recorrer.

No final do mês a cidade de Castanhal, uma das maiores do nordeste paraense, comemora aniversário em grande estilo com shows da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, dia 27, e do cantor forrozeiro Toca do Vale dia 28. Imperdível...


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.