A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo



Despedida
A Festividade de Santa Luzia foi o último grande ato do queridíssimo Padre Elias à frente da Paróquia de Santa Luzia. A partir de janeiro ele será transferido para a cidade de Bragança onde assumirá a Paróquia da Catedral Diocesana. Em seu lugar, assumirá Padre Fábio Lanoa, que inclusive já atua como vigário da Paróquia de Santa Luzia desde o meio do ano.

Bela Morena
Na semana passada Santa Luzia comemorou 26 anos de emancipação política e este blog postou como homenagem à terrinha a música Bela Morena, considerada por muitos o hino do município, que fez sucesso na City dos anos 90 e embalou gerações. Porém, até a presente data este blogueiro que vos escreve, assim como a grande maioria das pessoas que conhece essa bela canção, não faziam a menor ideia de quem seria o autor da letra da referida música, mas um leitor atendo do blog, que atuou como um dos principais ativistas do movimento cultural denominado Canto da Terra, manifestação popular genuinamente luziense que reinou absoluta na última década do século passado, acabou com o mistério em comentário no Facebook. O autor de Bela Morena chama-se Dr. Vander.

Pros
O empreendedor social Fernando Cunha - mantenedor e coordenador do projeto Santa Luzia Para Todos - com apoio do deputado estadual Wanderlan Quaresma [PMDB], que inclusive já realizou várias ações esportivas e sociais em Santa Luzia no decorrer deste ano como as ações de saúde e cidadania na comunidade do Pitoró e no Bairro da Paz, por exemplo, é o novo presidente do diretório do Pros [Partido Republicano da Ordem Social] em Santa Luzia. Fernando, não esconde de ninguém que disputará uma vaga na Câmara Municipal em 2020 com apoio do seu padrinho político, Dr Wandelan.

Talento luziense
Apesar das críticas improcedentes de setores isolados da oposição, a festa de aniversário de Santa Luzia no dia 13 reuniu uma multidão na Praça de Eventos Lucas Cavalcante que não arredou o pé antes do raiar do sol. Desconhecidas do grande público as atrações - principais alvos da ira da oposição - deram conta do recado e embalaram a multidão com um repertório bastante eclético. Porém o ponto alto da festa, sem sombra de dúvidas, foi a apresentação solo da luziense Yaila Almeida que na companhia do seu inseparável violão deu show de talento e simpatia.

Dor de cotovelo
Outro acontecimento que tirou o sono dos oposicionistas na semana passada foi a condecoração do prefeito Edno Alves com o Selo Verde Gestor Transparente do Tribunal de Contas dos Municípios. A comenda foi concedida para apenas 85 prefeitos e 60 presidentes de câmaras municipais dos 144 municípios paraenses que cumpriram 100% do TAG - Termo de Ajuste de Gestão, no qual os gestores se comprometeram em atualizar o portal da transparência dos seus respectivos municípios detalhando o destino dos recursos com despesas de toda ordem, desde a folha de pagamento do funcionalismo até os gastos com licitações e outros serviços que demandam dinheiro público.

Competência e transparência
Desde o início da sua gestão, uma das grandes preocupações do prefeito Edno Alves tem sido a transparência com os gastos públicos. Com essa finalidade todos os setores do governo trabalham afinados com a equipe responsável pela alimentação do Portal da Transparência, que com muito trabalho e competência tem dado conta do recado. A propósito, ainda no primeiro semestre deste ano Santa Luzia recebeu menção do TCM por ser um dos poucos municípios paraenses que estavam cumprindo rigorosamente o TAG da Transparência.

Sk 2018
Será dia 03 de fevereiro a festa de lançamento do abadá do bloco Sk com a festa Sk Vip 2018, sem dúvidas uma das festas mais esperadas e badaladas do ano em Santa Luzia City. As atrações serão divulgadas em breve.

Folia
A Secretaria de Cultura já está finalizando a elaboração do projeto para o Carnaval 2018. Em razão da escassez de recursos próprios do município, a titular da pasta em parceria com a prefeitura estão fazendo contatos com órgãos do governo do estado e deputados parceiros do governo Edno a fim de estabelecer parcerias para bancar os custos da festa e a contratação de atrações para as três noites de folia.

Presente de grego
No início deste mês, políticos de todas as colorações ideológicas se apressaram para anunciar que a União tinha autorizado a implantação de um curso de Medicina para Bragança, de olho nos dividendos eleitorais que tal notícia poderia render, é claro. Porém nenhum deles explicou que essa "bondade" do governo federal está mais para presente de grego, por que ao contrário do esperado, que o curso fosse ministrado pelo campus da UFPA [Universidade Federal do Pará], gratuito, portanto, a publicação do Diário Oficial da União apenas credenciou o hospital Santo Antonio Maria Zacarias como hospital universitário. E mais, o curso de Medicina de Bragança será explorado por uma instituição particular de ensino superior que será escolhida pelo Ministério da Educação através de edital e o estudante deverá pagar pelo curso que em média custa R$ 7 mil por mês.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.