A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Morre aos 94 anos primeira parteira e pioneira de Santa Luzia do Pará

Veio a óbito por volta das 23 h desta quinta-feira, 23, no Hospital Regional de Capanema, a senhora Raimunda Araújo Pereira da Silva. Aos 94 anos de idade, Dona Raimunda Parteira, como era conhecida em Santa Luzia do Pará e em toda a região da Pará-Maranhão, faleceu após complicações no seu quadro clínico, bastante debilitado em decorrência da idade avançada. Porém, ela já vinha apresentando piora na saúde nos últimos tempos, especialmente após a perda do esposo, o senhor Manduca, seu companheiro da vida inteira que morreu a pouco mais de dois anos.

Dona Raimunda foi a primeira parteira e uma das pioneiras da cidade de Santa Luzia – ofício que trouxe consigo quando veio desbravar a pequena vila do Km 47 no fim da década de 1960, quando esta era apenas uma clareira no meio da floresta bruta ao longo do pico demarcatório para a construção da BR-316. Pelas suas mãos, segundo ela própria costumava afirmar, mais de mil crianças vieram ao mundo tanto em Santa Luzia quanto em municípios vizinhos, onde era muito requisitada.

Dona Raimunda parteira era mãe da ex-vereadora Socorro Saldanha e deixa mais um casal de filhos, além de netos e bisnetos. Ao longo da manhã dessa sexta-feira, 24, muitos luzienses usaram as redes sociais para prestar as últimas homenagens àquela que também é "mãe" de centenas de outros filhos que ela ajudou nascer ao longo da sua bem-sucedida carreira de parteira, profissão praticamente extinta nos dias atuais, mas digna de muito prestígio e reconhecimento nos tempos passados.


O prefeito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, usou o seu perfil no Facebook para prestar homenagem a uma das moradoras mais ilustres da cidade e decretar luto oficial de três dias.

Em nota o chefe do executivo municipal externou seus sentimentos a todos os amigos e familiares, especialmente a sua filha Socorro Saldanha.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.