s'/> Jovem de Santa Luzia do Pará conquista 3º lugar geral em Medicina na Uepa e enche de orgulho a família e a cidade - Santa Luzia Online - O Blog do Rei

A Informação Passada a Limpo

Jovem de Santa Luzia do Pará conquista 3º lugar geral em Medicina na Uepa e enche de orgulho a família e a cidade

"A Medicina não foi um sonho de infância. Ela foi uma construção de sonho". É assim que Ingrid Rebeca de Morais Soares, de 23 anos, descreve a trajetória que a levou ao 3º lugar geral no curso de Medicina da Uepa - Universidade do Estado do Pará, em Belém. Natural de Santa Luzia do Pará, Ingrid é motivo de orgulho para a família, amigos e toda a população luziense, que celebra sua conquista histórica.

Filha do casal Wanderley Soares [conhecido como “Beijinho” em Santa Luzia] e da senhora Alcione Lopes de Moraes, Ingrid vem de uma família humilde e sempre estudou em escola pública. Aos 18 anos, deixou sua cidade natal rumo a Goiânia em busca de melhores oportunidades. “Desde muito cedo eu entendi que, se eu quisesse mudar a minha realidade, o estudo seria o único caminho”, afirmou a jovem, emocionada ao lado dos pais.

A caminhada até a aprovação foi marcada por esforço, renúncia e persistência. Aos 17 anos, ainda em Santa Luzia, Ingrid decidiu que usaria a educação como ferramenta de transformação. Foi aprovada em Enfermagem e, mesmo cursando a graduação, nunca deixou de estudar para o Enem. “Foram anos conciliando trabalho, faculdade e estudos. Nunca parei de tentar”, lembra.

Em 2025, veio a primeira aprovação em Medicina, pelo ProUni, em uma faculdade de Goiânia, onde mora atualmente. Mas o sonho de ingressar em uma universidade pública permaneceu. Ela não só conquistou uma vaga pelo Sisu na UFG - Universidade Federal de Goiás, como também alcançou o 3º lugar geral no curso mais concorrido da Uepa — um feito que tem grande peso simbólico para ela.

Essa vitória no Pará, o estado onde nasci, cresci e estudei em escola pública, é uma forma de honrar minhas origens e mostrar que é possível sonhar alto mesmo quando se começa com pouco. É uma conquista que carrega o esforço de uma família inteira”, destacou Ingrid.

Durante as férias em Santa Luzia no início de janeiro, Ingrid não imaginava que viveria o momento mais emocionante de sua trajetória: comemorar, ao lado da família, a tão sonhada aprovação. “Foi tudo muito repentino”, disse.

Gratidão é a palavra que define esse momento. “Sou muito grata a Deus, que nunca soltou a minha mão, ao meu esposo, que sempre esteve comigo em todos os momentos, aos meus pais, minhas tias maternas, a todos os familiares e à minha amiga Isy, que sempre acreditaram em mim”, afirmou.

O feito de Ingrid emocionou não só seus familiares — que vibram de orgulho — mas também toda Santa Luzia do Pará, que a reconhece como exemplo de superação, dedicação e inspiração para muitos jovens que sonham com um futuro melhor por meio da educação.

Matéria adaptada do portal de notícias O Liberal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.