Comunidade do Km 74 - Vila Nazaré - realiza o I Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Sob o tema "Maria, Mãe da Eucaristia" a comunidade do Km 74 - Vila Nazaré - localidade pertencente ao município de Viseu, às margens da BR-316, viveu no último domingo, 02, um momento histórico: a realização do I Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a devoção católica mais popular para os paraenses. Apesar de a comunidade se destacar pelas comemorações de outras festas religiosas que são referência na região da Pará-Maranhão, a exemplo de Corpus Christi e a Festividade de São Benedito, padroeira do vila, esta é a primeira vez que acontece a romaria dedicada à Virgem Maria de Nazaré.
Outro fato interessante é que, mesmo o padroeiro da comunidade sendo São Benedito, a vila tem o nome de "Vila Nazaré", e portanto é mais do que justo que haja uma festa em homenagem à santa que dá nome ao lugarejo.
Nesse sentido, a festa era esperada pelos moradores que, de várias formas, se organizaram para homenagear a Mãe de Deus, Virgem de Nazaré. Todas as pastorais, grupos e movimentos que atuam dentro da igreja se empenharam tanto na organização litúrgica quanto na realização da romaria e das celebrações que antecederam o grande dia.
Em relação aos ritos e celebrações, houve inicialmente um tríduo em preparação da grande festa, na quinta-feira [28/06] e na sexta-feira [30/06], que contou com a participação da população do 74, bem como de comunidades vizinhas. No sábado, 01/07, houve na Igreja de São Benedito a Santa Missa presidida pelo vigário paroquial, Pe Luís Cassiano, momento solene em que foram apresentados e abençoados a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a corda da berlinda e o manto sagrado - símbolos expressivos que caracterizam os festejos do círio no estado do Pará.
Após a Celebração Eucarística de sábado, os fiéis acompanharam a trasladação pelas ruas até a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, onde a imagem permaneceu até a manhã do domingo, para a grande procissão que marcou o primeiro Círio da Vila do Km 74. Em tempo, a retrocitada capela foi construída pelo ex-deputado Anivaldo Vale [in memorian] - que tinha propriedades e atuava politicamente na região - e doada para a população há alguns anos.
Finalmente, no domingo, a partir das 07 h, os comunitários se reuniram em frente da capela para em seguida, saírem em romaria por várias ruas abençoando casas, famílias e a comunidade. Por gratidão, os moradores enfeitaram as ruas com fitas e, alguns em particular, fizeram homenagens organizadas em frente dos seus lares. À chegada da procissão, no Largo de São Benedito, foi celebrada a Missa Solene pelo padre Gleison José, titular da Paróquia de Santa Luzia, em Santa Luzia do Pará.
A procissão foi marcada também pela participação de muitas pessoas de outras comunidades da região, vindas das paróquias de Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá e Viseu. Ainda, pode-se destacar que várias pessoas saíram da cidade de Santa Luzia pela madrugada, a pé e de bicicleta, em direção ao Km 74.
Deste modo, diante do cansaço, os fiéis experimentam a grata satisfação de caminhar com Maria, Mãe que aponta o caminho do Céu. Os fiéis, sobretudo da Vila Nazaré, encheram-se de Gratidão pela oportunidade e pela realização deste sonho que era o Círio na comunidade. Que Maria, mãe da Eucaristia, interceda por todos os envolvidos, derramando bençãos e graças espirituais na vida de cada filho.
Texto: Wemerson Barbosa, Seminarista Providentino.
Fotos: Rodrigo Lima.
Nota: Para ter acesso a cobertura fotográfica na íntegra, basta clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário