A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Muruteuazinho - uma linda paisagem.

Foto do rio Guamá na comunidade do Muruteuazinho. Uma bela Paisagem, venha conferir....

Ontem, durante o percurso da III Trilha das Cinzas da qual participei pela segunda vez, tive mais uma oportunidade de fazer uma parada para o almoço na bucólica vila do Muruteuazinho pertencente ao município de Santa Luzia já na divisa com Capitão Poço. A vila é composta por pessoas simples que vivem basicamente da agricultura, da pesca e de pequenas criações bovinas aos arredores da comunidade que dispõe de poucos recursos da vida moderna, como a energia elétrica por exemplo, que é fornecida somente durante a noite vinda de um gerador movido a diesel dando um pouco mais de conforto para seus habitantes.
Como já foi dito, o Muruteuazinho fica na divisa com o município de Capitão Poço, e é aí que está todo o diferencial e beleza desse lugar cuja divisa entre os dois municípios é feita pelo rio que compõe uma das maiores bacias hidrográficas do Estado do Pará, o Rio Guamá banhando dezenas de municípios - aos quais deu origem - ao longo do seu leito caudaloso e imponente. É uma visão paradisíaca de água meio escura e corrente que proporciona bons banhos e belos passeios de canoas ao longo de sua extensão, principalmente nessa época de chuva que deixa o rio com grande volume de água. É uma linda paisagem além de ser também uma boa opção de lazer que poucos luzienses conhecem. O acesso até a vila é feito por estrada de chão, bem conservada, trafegável por carros e motos permitindo uma viagem rápida e tranquila.

Mapa mostrando a extensão do rio Guamá e as cidades banhadas por ele

*Sobre o rio Guamá
A bacia do rio Guamá tem área de drenagem de 87.389,542Km2, que equivale a 7% da área do estado abrangendo vários municípios como Goianésia do Pará, Rondom do Pará, Paragominas, Tailândia, Breu-Branco, Tomé-Açu, Ananindeu, Belém e Ipixuna do Pará, sendo navegável numa extensão aproximada de 160km, até a cidade de São Miguel do Guamá, onde ocorre um travessão rochoso e é cruzado pela BR-010 (Belém-Brasília) apresentando larguras superiores a 1km. As profundidades são boas até este local onde há influência de maré e costuma haver o fenômeno da pororoca. Há intensa movimentação de comboios transportando areia, seixo e brita para Belém. As águas altas ocorrem de março a agosto e as mínimas, em dezembro.
O rio Guamá, principal acidente geográfico dessa região, corre no sentido sul para norte, servindo de limite natural entre vários municípios.
Depois de banhar a sede municipal de Ourém segue em direção Leste-Oeste indo desaguar na baía de Guajará tendo como afluentes mais importantes os rios Capim, Acará e Moju.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.