A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Índios incendeiam caminhões com madeira ilegal


A ação foi em protesto contra práticas abusivas realizadas por madeireiros há mais de 40 anos

Índios da etnia Tembé, que habitam a reserva do Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará, incendiaram, nesta sexta-feira [28], um carregamento de madeira retirado ilegalmente da reserva por madeireiros da região.

Segundo informações do coordenador técnico local da Funai [Fundação Nacional do Índio], Juscelino do Carmo, os índios puseram fogo em quatro caminhões, três tratores e duas caminhonetes carregados de madeira ilegal. Veja o vídeo aqui.

A ação foi em protesto contra práticas abusivas realizadas por madeireiras na reserva há mais de 40 anos. Após várias denúncias, o Ibama e aproximadamente 100 índios fizeram uma incursão no local nos últimos dias e encontraram o acampamento de uma madeireira. Nesta sexta-feira [28], após a fiscalização, os indígenas queimaram todo o material extraído da floresta, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão às madeireiras.

Ainda de acordo com Juscelino, as madeireiras não são a única ameaça da reserva. "O local é alvo de constantes depredações, já que a área também é utilizada para a instalação de loteamentos ilegais, desmatamento e para o plantio de maconha por terceiros", afirmou.

A área da reserva do Alto Rio Guamá tem uma área de 279 mil hectares, que abrangem os municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas. A intervenção indígena aconteceu na fronteira entre Nova Esperança do Piriá e Paragominas.

O chefe de fiscalizações do Ibama, Paulo Maués, informou que há uma equipe do órgão no nordeste do estado realizando operações de combate às práticas ambientais ilegais, como o desmatamento e o garimpo ilegal.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.