A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O final de semana passado foi mais do que especial para os luzienses: na sexta-feira, 13, aconteceu o encerramento da "Festividade de Santa Luzia", o antigo arraial, com uma grande romaria que reuniu milhares de devotos católicos pelas ruas da cidade em homenagem a Padroeira Santa Luzia e também na mesma data a festa de aniversário de 22 anos de emancipação política do município, com grande show à noite na Praça de Eventos.


Um verdadeiro mar de gente tomou conta das ruas da City para homenagear a Padroeira Santa Luzia, no último dia 13

A festa de aniversário de emancipação política do município na Praça de Eventos, na sexta-feira, foi sucesso absoluto: sob o patrocínio da Prefeitura Municipal a noite começou com o prefeito Adamor Aires sorteando para a população luziense - através de um bingo - duas motos 0 km e continuou até a madrugada com os shows de Geh Rodrigues & Banda Soulciety e Thiago Costa - o cantor sertanejo mais badalado das plagas paroaras - que levou a platéia ao êxtase total com os grandes hits do momento.

A Praça de Eventos ficou pequena para a multidão que prestigiou a programação comemorativa pelo aniversário de 22 anos de emancipação política de Santa Luzia 

O cantor Thiago Costa contagiou o público com os melhores hits sertanejos do momento

A festa de aniversário do município foi um acontecimento ímpar para o povo e, especialmente, para o prefeito Adamor Aires, que em apenas 11 meses de governo já deu cara nova à Santa Luzia com pagamento dos servidores pagos rigorosamente em dia, inclusive o 13º salário, uma série de ações em diversos setores administrativos - saúde, educação e infaestrutura, principalmente - e um grande número de obras que transformaram o município em um canteiro-de-obras a céu aberto.

Prefeito Adamor Aires e o vice-prefeito Robson Federa, seu fiel escudeiro, realizando o sorteio das duas motos durante a festa de aniversário da cidade

As duas motos 0 km sorteadas pelo prefeito Adamor Aires para a população luziense durante a festa de aniversário do município

Infelizmente nem tudo foi festa na City durante o feriadão municipal: algumas pessoas resolveram ignorar o bom senso e irresponsavelmente contribuíram para engrossar as estatísticas da violência no trânsito de Santa Luzia, que inclusive foi tema de uma coluna jornalística em jornal de grande circulação no estado. Quatro ocorrências envolvendo motocicletas [bebidas e irresponsabilidade] foram registradas durante o período, sem óbitos, mas pelo menos dois casos envolvendo adolescentes deixaram fraturas graves nas vítimas.

A Uepa [Universidade do Estado do Pará] realizou na manhã de ontem, a terceira, e última, fase dos Processos Seletivos 2014. O certame do Prosel e do Prise reuniu milhares de estudantes em Belém e no interior, inclusive em Capanema, onde um grande número de estudantes luzienses aprovados nas fases anteriores prestaram vestibular e agora aguardam o resultado final que, segundo a própria instituição, será divulgado em 31 de janeiro. Boa sorte a todos...

A administração municipal já deu início ao processo de transferência da carteira de pagamento do funcionalismo público - atualmente sob os cuidados do banco Bradesco - para o Banpará [Banco do Estado do Pará], cuja agência de Santa Luzia [já totalmente equipada] será inaugurada em breve. A previsão é que a migração seja concluída apenas em fevereiro do próximo ano, quando os servidores municipais começarão a receber seus vencimentos através do banco do estado.

Depois da "Festividade de Santa Luzia" a City já entrou definitivamente em ritmo de fim de ano: as escolas das redes Estadual e Municipal praticamente já encerraram o ano letivo e agora acontecem apenas a divulgação de resultados e o período de recuperação dos alunos que deixaram para se dedicar aos estudos na reta final das aulas.

A propósito, a primeira leva de luzienses que cursa nível superior em outras cidades do estado durante o ano [aproximadamente uma centena de estudantes] já começou a desembarcar na City desde a primeira semana de dezembro para passar o período de férias e, consequentemente, as festas de fim de ano na "Terra Querida" na companhia dos amigos e familiares que por aqui habitam.

A Inter F. C. - equipe de futsal luziense mais vencedora dos últimos tempos - único time representante de Santa Luzia na "Copa Princesa de Futsal do Nordeste Paraense" está fazendo bonito na competição apesar de todas as adversidades impostas. Sem nenhuma derrota na fase de grupos [um empate e duas vitórias] o time avançou para as semifinais do torneio. O próximo adversário é a Juventus de Salinópolis. Se vencer, a Inter carimba o passaporte para a grande e final e quem sabe põe a mão em mais um título antes do final da vitoriosa temporada de 2013.

O velho parque de diversões que todo ano faz a festa dos miúdos, de marmanjos também, durante a "Festividade de Santa Luzia" se despede da City na noite de hoje, com preços de "liquidação". Um grande público deverá comparecer logo mais à Praça da Igreja Matriz para a última noitada de diversão nos mais diversos "brinquedos" disponíveis.

Os vips de Santa Luzia já estão afivelando as malas de olho nas festas de fim de ano: os destinos mais procurados são como sempre o nordeste do país - especialmente o estado do Ceará e a capitão do Maranhão, São Luís - e as praias paraenses mais badaladas, Salinas e agora também Algodoal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não acredito que o Adamor pagou todo funcionário.aqui em cachoeira no ano passado ele não pagou nenhum funcionário em dezembro passado ele ficou com todo o dinheiro prá sua campanha, assim como em santa Luzia.

Anônimo disse...

Esse róbson federal é muito traçado. depois que ele ganhou um carro e uma casa do gabirú, ele virou um cãozinho de guarda do gabirú. ele é da mesma laia, não deve nada ao gédson.

Anônimo disse...

Os jacares e os puxa sacos petitas nao tem o que fazer e ficam enventano mentiras e calunias do prefeito vao procurar o que fazer puxa sacos!!!!Voces esqueceram o que o governo petista de nossa fez em nossa cidade ou estam com aminesia????

Tecnologia do Blogger.