A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Parceria

O deputado estadual Dr. Jaques Neves - de Capanema, líder do PSC [Partido Social Cristão] e da bancada evangélica na Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] - esteve em Santa Luzia na noite de ontem, segunda-feira, 24, prestigiando um ato de novas filiações ao PSC no plenário da Câmara Municipal, onde foi recebido pelo Prefeito Adamor Aires, vereadores, secretários e lideranças evangélicas da Assembleia de Deus. Durante o evento, em discurso, Dr. Jaques, grande amigo e parceiro do Prefeito Adamor, anunciou uma emenda parlamentar de sua autoria junto ao governo do estado com recursos para a conclusão das obras do Ginásio Municipal, paralisadas desde o finado desgoverno petista de Louro, Gedson e Lúcia Machado. O Prefeito Adamor Aires agradeceu o gesto nobre do deputado e aproveitou o ensejo para anunciar a população que tão logo os recursos sejam liberados as obras do tão sonhado ginásio serão retomadas. Portanto, esta será mais uma obra abandonada pelos larápios petistas, que saquearam os cofres da prefeitura, a ser concluída pelo Governo Adamor Aires.



Na seca

Desde a manhã do último domingo, 23, há quase 72 horas, portanto, que os luzienses estão sem uma gota d'água nas torneiras: segundo informações que chegaram até o blog o problema foi causado por conta da principal bomba da Cosanpa [sempre ela] responsável por abastecer a caixa d'água que teria queimado e ainda não foi consertada. A propósito, mais uma vez não custa nada lembrar que os culpados por todos esses transtornos pelos quais a população está passando e sofre com muita frequência são velhos conhecidos: os petistas, eles mesmos, que durante os mais de sete anos em que estiveram no comando município saquearam os cofres da prefeitura e por irresponsabilidade criaram uma situação de calamidade em Santa Luzia. No ano de 2010 o então deputado Adamor Aires enviou para o município uma emenda parlamentar de sua autoria com recursos na ordem de R$ 1,3 milhão destinada para a recuperação e ampliação do sistema de distribuição de água potável da Cosanpa, mas por mero despeito político e arrogância o então prefeito Louro do PT, aconselhado por seus vassalos, recusou-se a receber os recursos que foram estornados para os cofres do estado após quase um ano aguardando resgate.

Reformas e ampliações

Apesar das dificuldades orçamentárias e das imposições do ajuste fiscal bancado pela presidente petista Dilma Rousseff que está levando as prefeituras à falência em todo o país, o Prefeito Adamor Aires, continua tocando obras de grande importância para a população na sede e no interior do município. Estão passando por obras de reforma e ampliação as escolas das comunidades do Km 18, Caeté e Pau de Remo, bem como o Psf [Posto de Saúde de Família] do Pau de Remo. Nesse contexto vale lembrar que desde que assumiu o Governo, o Prefeito Adamor já executou dezenas de obras: reforma da Delegacia de Polícia, da Ubs [Unidade Básica de Saúde] e das escolas São José e Elói Cardoso na sede do município, e das escolas da Estiva, Pau D'arco e Pitoró, bem como dos Psfs [Postos de de Saúde da Família] da Estiva, Muruteua, Pitoró e Broca, no interior.

Mais obras

Sob o comando do Prefeito Adamor as comunidades do Km 18 e do Muruteua ganharam asfalto nas ruas assim como os bairros do Rocha e Natolândia, antes intrafegáveis, dando mais dignidade e qualidade de vida à população. Neste retrospecto podem ser incluídas as obras de construção da agência do Banpará, da Feira de Alimentação Coberta e da Praça de Eventos Lucas Cavalcante, um marco na história do desenvolvimento econômico e social de Santa Luzia. Em breve, tão logo se encerrem os trâmites legais do novo certame licitatório, serão retomadas as obras de construção das duas creches, da Escola Rural do Jacarequara, das quatro Usf e da Academia de Saúde. E para finalizar, estão em estágio avançado as obras de construção do Hospital Municipal, que deverá ser inaugurado em dezembro colocando um ponto final no sofrimento do povo que é obrigado a se deslocar para Capanema ou cidades vizinhas quando precisa de atendimento médico. Apesar de todas essas conquistas em pouco menos de três anos de Governo, há aqueles que não têm a ombridade de reconhecer o grande trabalho do Prefeito Adamor, de longe o mais realizador de toda a história de Santa Luzia.

Diga-me com quem andas...

A "testemunha-chave" na ação judicial contra o Prefeito Adamor Aires alegando suposta compra de votos nas eleições de 2012, movida na justiça eleitoral pelo consórcio PMDB/PT, o honestíssimo Zequinha do Zé Gurí - que assassinou de maneira fria e covarde a sogra no último sábado - mostrou para todo mundo com que espécie de gente a dupla derrotada na eleição anda acompanhada. Velho conhecido da polícia por sua forte atuação no submundo da contravenção, Zequinha teve na semana passada a pena mantida nas instâncias do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], em Brasília, pela qual foi condenado no TRE [Tribunal Regional Eleitoral], em Belém, a pagar multa de R$ 5 mil e mais as custas do processo por haver mentido em juízo, na tentativa de confundir a justiça e prejudicar o Prefeito Adamor Aires, com a perda do mandato em favor dos seus comparsas. Além de condenado, o notório Zequinha do Zé Gurí, peça-fundamental na armação contra o Prefeito Adamor, agora é um assassino cruel e foragido da polícia, que a qualquer momento poderá ser capturado e levado para atrás das grades para pagar pelos seus crimes.

... Que digo-te quem sou

Pau mandado da ex-vereadora petista, o agora assassino e foragido da polícia Zequinha do Zé Gurí, foi arregimentado pelo coligação PMDB/PT para participar da farsa que pretendia enganar a justiça e usurpar de forma criminosa o mandato do Prefeito Adamor Aires, conquistado democraticamente nas urnas, exatamente pela sua conhecida falta de caráter e intimidade com o ilícito. Famoso na City pelo hábito de agredir com requintes de muita violência suas companheiras, Zequinha topou participar da tramoia em troca de alguns quaraminguados que receberia como pagamento tão logo os mentores intelectuais da comandita ardilosa colocassem a mão grande no dinheiro da prefeitura, mas não deu certo por que a verdade veio à tona desmascarando toda a aquadrilha que tentou ludibriar a justiça, tanto que o Prefeito Adamor foi vencedor com folga em todas as instâncias judiciais. Agora imaginem só se o povo luziense estivesse sob o jugo de malfeitores e assassinos mandando e desmandando no município...

Final de semana sangrento

O saldo macabro - dois assassinatos - do final de semana trouxe à tona um velho problema que aflige a pacata Santa Luzia do Pará de outrora. Os índices de violência, especialmente os homicídios, são alarmantes se comparados com o tamanho da população. Moradores do Bairro da Paz, palco de um dos assassinatos, relatam que a área, uma das mais violentas da cidade, tornou-se reduto de criminosos e traficantes que tocam o terror nos finais de semana. Assutada a população tornou-se refém de marginais armados que impõem as suas "a leis" e determinam quem deve viver ou morrer, sem que ninguém os incomode. Ainda segundo as mesmas fontes, é raro um final de semana em que não haja pelo menos uma briga com feridos à faca ou á bala nos muitos bares que funcionam por lá.

Fórum

O jovem deputado Dr. Jaques Neves - que também é médico, dono de uma clínica em Capanema e atende boa parte da população da região do Caeté, incluindo Santa Luzia - está organizando o Fórum de Saúde Pública dos Caetés, no próximo dia 28, no auditório do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Capanema com o objetivo de debater a situação de calamidade da saúde na região, especialmente de Capanema que com um número reduzido de instituições de saúde credenciadas no Sus [Sistema Único de Saúde] absorve uma grande leva de pacientes oriundos de mais de vinte municípios do seu entorno.


Corrida do ouro

Mesmo faltando mais de um ano para as eleições que irão escolher os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, em Santa Luzia o clima já é de campanha. A movimentação nos bastidores é intensa e os conchavos estão a todo vapor. O sempre afoito PMDB, cujo apetite pela prefeitura de Santa Luzia é pantagruélico, já realizou convenção na semana passada tendo à mesa as velhas raposas do partido, vereadores, ex-vereadores e alguns novatos que pretendem se aventurar pela seara eleitoral ano que vem. A presença mais notada no evento foi a da ex-vereadora Lúcia Machado, derrotada juntamente com o empresário Edno Alves em 2012, o que deu um claro sinal de que PMDB e PT deverão caminhar de mãos dadas nas eleições de 2016.

Feijão

À exceção de Santa Luzia do Pará - cuja Prefeitura cedeu maquinário e apoio logístico e técnico, com cinco patrulhas mecanizadas [incluindo combustível e mão-de-obra especializada] prestando assistência a pequenos produtores nos meses de maio e junho em todo o município -  grande parte dos produtores de feijão caupi, na região dos Caetés, que reúne 19 municípios do nordeste do estado, deverá ficar sem produção este ano. O principal problema foi a falta de apoio das prefeituras na cessão de máquinas para o preparo da terra alegando falta de recursos. Essa região é uma das mais tradicionais nessa cultura, em todo o estado do Pará, e sua expressiva produção já rendeu prêmios para diversos municípios, que este ano lamentam a falta do apoio de governos, fator que resulta na queda de oportunidades de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida das famílias de pequenos agricultores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.