A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Jader manda e Dilma obdece - nas mãos de Jader Barbalho Dilma nomeia ex-senador paraense condenado pela justiça para o governo

O artigo abaixo é da lavra do jornalista Ricardo Noblat, um dos jornalistas políticos mais lidos e conceituados do país, postado no seu blog no portal O Globo.


Ricardo Noblat  - O ex-senador paraense Luiz Otávio Campos [PMDB] foi nomeado, ontem, por Dilma para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Aquaviário [Antaq].

Ela atendeu a um pedido do senador Jader Barbalho [PMDB-PA], dono de três votos contra o impeachment: o da atual mulher Simone Morgado e o da e ex Elcione, ambas deputadas, e o próprio.

Campos fez carreira política no Pará, onde foi secretário de Transportes. Acusado de corrupção, chegou a ser preso e jogado de cuecas na Central de Polícia por ordem do então governador Jader Barbalho [1991-1994].

Eleito senador pelo PP em 1998, Campos vingou-se de Jader da tribuna do Senado. Num discurso inflamado, chamou Jader de "corrupto", "bígamo" e "incestuoso".

Incestuoso porque Jader traiu sua então mulher, Elcione, com a sobrinha dela, Marcia Centeno, com quem se casou mais tarde. Ainda criança, Márcia fora "dama de honra" do casamento de Jader com Elcione.

Recentemente., Campos reconciliou-se com Jader, filiou-se PMDB, disputou em 2014 o mandato de deputado federal e ficou como primeiro suplente do partido.

Antes, em 2012, Campos havia sido condenado pela Justiça Federal do Pará por desvio de recursos públicos: R$ 12 milhões, em valores corrigidos para os dias atuais.

O caso é antigo. Campos, a partir de 1992, começou a ser investigado pelo Ministério Público Federal. À época, ele era um dos donos do Grupo Rodomar.

Segundo a denúncia dos procuradores da República, a empresa conseguiu um financiamento do BNDES para construir treze balsas encomendadas pelo Estaleiro Bacia Amazônica.

As balsas nunca foram construídas, e o dinheiro acabou embolsado por Campos para pagar dívidas da sua empresa.

Os três votos da família Barbalho contra o impeachment não serão pagos, apenas, com a nomeação de Campos para diretor-geral da Antaq. Jáder quer que o filho Helder permaneça no governo como Ministro dos Portos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.