A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Índios Tembés de Santa Luzia, juntamente com outras etnias do estado, fecharam a BR 316 em protesto próximo ao município de Santa Maria

Índios Tembés da reserva Alto Rio Guamá, localizada em Santa Luzia, liderados pelo cacique e vereador Naldo Tembé, juntaram-se às etnias Assurini, Timbira, Kaapo, Gavião, Kaxuiana e Waiwai para protestar contra algumas ações do governo federal, que segundo os próprios indígenas estariam prejudicando muito a vida nas aldeias, principalmente no que se refere aos programas de assistência à saúde.

O protesto interditou a BR-316, próximo ao município de Santa Maria, desde o início da manhã desta sexta-feira [18], impedindo o tráfego de veículos nos dois sentidos da rodovia.

De acordo com a PRF [Polícia Rodoviária Federal], o trânsito está totalmente parado e há uma equipe no local para negociar a liberação do trecho. Os índios dizem que estão morrendo nas aldeias e pedem a municipalização da saúde indígena e o fortalecimento da Secretaria da Saúde Indígena, junto ao Ministério da Saúde.

Outra exigência é que um indígena assuma a coordenação do distrito do Guamá-Tocantins, responsável pelo atendimento das aldeias pertencentes às etnias citadas no início deste pôster.



2 comentários:

tenetehara disse...

que a sociedade não indígena se expirasse ao movimento indígena para defender seus direitos coletivos na saúde, educação, e pelo um pais mais igualitário a todos sem desigualdades raciais.

Unknown disse...

Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 75 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infantojuvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados para a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br



Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.



Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.



Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.






Tecnologia do Blogger.