A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação policial prende quase 200 mil pés de maconha nos município de Cachoeira do Piriá, Nova Esperança do Piriá, Viseu e Garrafão do Norte

A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira, 28, durante entrevista coletiva de imprensa, os resultados da operação "Tapera", realizada nos últimos sete dias, na região do rio Gurupi, divisa do Pará com o Maranhão.

A operação do Sistema Estadual de Segurança Pública resultou na destruição de mais de 175 mil pés de maconha e na apreensão de 90 mil mudas da erva, mais de 15 quilos de sementes, dez quilos de maconha seca e já beneficiada e cinco prensas usadas no preparo da droga para o tráfico, além de duas armas de fogo. Ao todo, 42 plantações de maconha foram localizadas, durante seis dias de operação.

A operação abrangeu as cidades de Cachoeira do Piriá, Nova Esperança do Piriá, Viseu e Garrafão do Norte. Do total de roças localizadas, 32 deles estavam no município de Cachoeira do Piriá. A área onde os plantios foram encontrados é equivalente a 100 campos de futebol. Foi a maior apreensão de drogas realizada no ano.

A coletiva de imprensa para divulgar o resultado da operação contou com as presenças do secretário de Segurança Pública do Pará, Jeannot Jansen; do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, dos diretores operacionais da Polícia Civil, Silvio Maués e João Bosco Rodrigues; o diretor do [Divisão Estadual de Narcóticos], delegado Hennison Jacob; o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Orlando Salgado, e do coronel Leão Braga, comandante de Missões Especiais da PM.

Iniciada no último dia 21, a ação policial envolveu mais de 50 agentes de Segurança Pública, entre policiais civis e militares, peritos criminais e equipes do Grupamento Aéreo com uso de helicópteros para sobrevoar a região e localizar as roças da droga no meio da mata. O delegado Hennison Jacob, um suspeito de ser responsável pelo cultivo na região já foi identificado. "Ele chegou a ser preso recentemente em flagrante com 40 quilos de maconha, mas foi solto", detalha, ao salientar que as investigações irão continuar para prendê-lo. Ele ressalta que os donos dos terrenos onde estavam as plantações serão chamados para prestar explicações.

As áreas onde foram encontradas as plantações de maconha ficam na região do Alto Rio Guamá, às margens do rio Gurupi, e estão localizadas em propriedades particulares. O trabalho policial contou com apoio do Grupamento Aéreo do Maranhão que também estava fazendo o mesmo trabalho no lado maranhense. A meta da operação foi erradicar o cultivo da erva na região e identificar os responsáveis pelos plantios.

Para o delegado-geral, o terreno situado em área fértil é propício para o cultivo da erva na região. Foram encontrados nos terrenos onde a droga era cultivada materiais usados no plantio, como baldes, galões para transporte de combustível, e barracas de lonas plásticas montadas nas plantações.

Foram apreendidas ainda armas de fabricação caseira, conhecidas como "bofetes", usadas em armadilhas na mata. O secretário de Segurança Pública destacou, durante a coletiva, a integração dos órgãos do Sistema de Segurança Pública para a operação, que contou com apoio do estado do Maranhão. "A operação alcançou seu objetivo com êxito", destaca. Ele ressaltou que a vasta área usada na plantação da droga na região vai exigir mais operações. Jansen destacou ainda o trabalho da Denarc, unidade recém inaugurada para atuar de forma específica na repressão ao tráfico de drogas no estado. "A Denarc deixa de ser promessa de nova etapa no combate ao tráfico de drogas para ser realidade".

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.