A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Ufpa em Santa Luzia - universidade ofertará curso para 2018 com 32 vagas

Foi confirmada na tarde desta quinta-feira [05] a implantação de um curso da Ufpa [Universidade Federal do Pará] em Santa Luzia. Será um curso de Licenciatura Plena em Pedagogia ofertado em regime integral [intervalar] a partir de janeiro de 2018, através do PS [Processo Seletivo], cujas inscrições começarão ainda este mês.

Para concorrer a uma das 32 vagas, qualquer cidadão brasileiro terá que se inscrever no PS e realizar as provas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] no mês de novembro.

Esta conquista deve-se muito ao professor-doutor Naldo Blandtt, que abraçou a causa e correu atrás deste sonho junto ao Conselho Universitário, órgão interno da Ufpa que delibera sobre a implantação de cursos, com quem travou intensa negociação interna fazendo lobby com cada um dos conselheiros com apoio total do prefeito de Santa Luzia, Edno Alves, de quem recebeu carta branca para as negociações, bem como da secretária de Cultura, Juliana Patrizia que também participou das tratativas. Estavam na briga os municípios de Augusto Corrêa, Capanema e Primavera, mas graças ao empenho, conhecimento e influência do professor Naldo Santa Luzia levou a melhor e venceu a disputa.

A implantação do curso de Pedagogia em Santa Luzia - que inicialmente deverá funcionar nas dependências da escola Florentina Damasceno durante as férias escolares - é o primeiro passo para um sonho ainda maior, um pouco mais distante mas viavelmente possível: a implantação de um campus universitário em Santa Luzia para atender além da comunidade local os municípios de Cachoeira do Piriá, parte da zona rural de Viseu [Km 74 e Japim] e municípios da baixada maranhense como Boa Vista do Gurupi, entre outros, que em consulta prévia realizada pela Ufpa no início deste ano para verificar a viabilidade desse projeto em Santa Luzia se pronunciaram favoravelmente.

O curso de Pedagogia para Santa Luzia já foi disponibilizado no sistema de distribuição de vagas da Ufpa, e para 2019 já está praticamente certo que será oferecido mais um curso, Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, ampliando assim o leque de ofertas para o município.

Clique na imagem abaixo para acessar a página eletrônica da Ufpa:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.