A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Insegurança
Há tempos que Santa Luzia perdeu a tranquilidade e sucumbiu à onda do submundo violento em que se transformou o estado do Pará sob a égide de um governo - gerenciado pelo senhor Simão Jatene - incapaz de resolver o problema da Segurança Púbica. Hoje o cidadão luziense não pode mais sair nas ruas e também não tem segurança dentro de casa. Os assaltos viraram rotina com relatos quase que diários e com maior intensidade durante os finais de semana.

Assaltos I
Mesmo com todo o esforço da polícia, que assim como os demais servidores do estado trabalham em condições extremas sem o mínimo de garantias, a criminalidade avança a passos largos desafiando as autoridades e governo. Só para se ter uma ideia do tamanho do problema apenas neste final de semana duas motos foram tomadas de assalto por marginais em plena luz do dia em Santa Luzia. Uma na sexta-feira [29] na BR 316 próximo à entrada da cidade e outra no bairro do Km 46 no sábado [30] nas proximidades do Hospital Municipal. Os bandidos agem sempre da mesma forma: chegam de surpresa e sob a mira de uma arma de fogo e muitas ameaças obrigam o proprietário a entregar o veículo.

Assaltos II
Porém, no segundo caso a polícia já estava de sobreaviso após receber denúncia de que dois elementos, armados, que seriam de Cachoeira do Piriá, estavam na cidade cometendo assaltos em duas motos modelo Fan, uma preta e outra vermelha, e conseguiu agir com rapidez e recuperar a moto roubada próximo do hospital. Acionada, a polícia saiu em perseguição à dupla que foi alcançada próximo à comunidade do Km 37, na BR 316, que sem saída abandonou as duas motos e entrou no mato.

Concurso
Neste domingo, 01, a prefeitura de Ourém realizou concurso para o preenchimento imediato de 351 vagas nos mais diversos setores da administração municipal com rendimentos que podem chegar a R$ 2.500,00, e atraiu pessoas de vários municípios vizinhos, inclusive da Santa Luzia. Em tempos difíceis, a estabilidade de um emprego público pode ser a solução para uma legião de desempregados que não encontra colocação no mercado de trabalho e tem no setor público a chance de garantir um bom salário no final do mês.

Eleições
Falta exatamente um ano para as eleições gerais de 2018, mas a fauna política paroara já está se movimentando a todo vapor para conquistar o eleitor que em tempos de profunda decadência moral da categoria anda desconfiado, e para sondar o humor do eleitorado o Instituto Acertar, de Belém, divulgou pesquisa para governo do estado na semana passada. Como esperado, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho [PMDB], aparece em primeiro lugar, seguido de perto pelo deputado federal e ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues [Psol], em todos os cenários. Porém, a grande surpresa é a jornalista Úrsula Vidal, da Rede, que disputou a prefeitura de Belém ano passado e ficou em terceiro lugar com votação expressiva de mais de 80 mil votos. Na pesquisa do Instituto Acertar, Úrsula Vidal, uma novata em disputas eleitorais, aparece em terceiro lugar oscilando entre 15% e 19% das intenções de votos em todos os cenários, muito à frente de veteranos como os prefeitos de Belém e Ananindeua, Zenaldo Coutinho e Manoel Pioneiro, respectivamente, bem como do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, que patinam com índices de um dígito.

Indecisão
Depois de mais de duas décadas montado no comando do estado, o PSDB, do governador Simão Jatene pela primeira vez não tem um nome definido para o embate eleitoral. Fala-se muito em figuras conhecidas como os prefeitos de Belém e Ananindeua, mas é pouco provável que Zenaldo Coutinho ou Manoel Pioneiro deixem o comando dos dois maiores municípios do estado na metade do mandato para se aventurar na disputa incerta pelo governo do estado. Outra aposta que vem sendo ventilada é o nome do ilustre desconhecido ex-prefeito de Paragominas e atual secretário de Desenvolvimento do Estado, Adnam Demachki, tido como um dos melhores quadros do partido.

Círio
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré - o Natal dos Paraenses - está chegando e no próximo domingo todos os caminhos levam à Belém, palco da maior romaria católica do mundo. O cheirinho de maniçoba, prato tradicional que não pode faltar na mesa do paraense no almoço do Círio, já tomou conta da cidade que também se vestiu de luz e beleza para homenagear a Mãe de Jesus e Rainha da Amazônia.

Celebridades
De acordo com informações da imprensa papa-chibé a autora Glória Perez e uma profusão de famosos, a maioria atores integrantes do elenco da novela "A Força do Querer", deverão está em Belém durante o Círio no próximo domingo. São todos convidados da cantora Fafá de Belém, que faz uma ponta como atriz da trama global, para participar da Varanda de Nazaré, projeto da cantora paraense que todos os anos reúne amigos e celebridades para assistir a passagem da santa.


Promesseiros de Santa Luzia que todos os anos fazem a pés o trajeto até Belém para acompanhar o Círio partiram na tardinha da última sexta-feira, 29. São dezenas de romeiros movidos pela fé que enfrentam 200 quilômetros de caminhada sob o sol escaldante dessa época do ano e o asfalto quente, sem falar nos riscos de trafegar pela rodovia mais movimentada do estado que na época do Círio praticamente triplica o tráfego de veículos rumo á capital.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.