A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

"Vovó Peregrina", chegou em Santa Luzia do Pará nesta quarta-feira: missionária italiana de 95 anos caminha com destino à Basílica de Nazaré, em Belém

A italiana Emma Morosini - enfermeira aposentada de 95 anos completados neste mês de janeiro - recebeu o apelido de “Vovó Peregrina” porque, a 25 anos percorre o mundo a pé visitando os santuários mais importantes dedicados à Nossa Senhora, como forma de agradecimento após ser curada de uma grave doença que quase lhe tirou os movimentos das pernas. Quando tinha 70 anos Emma passou por uma cirurgia delicada, já quase desenganada pelos médicos, e resolveu fazer uma promessa à Mãe de Jesus se tivesse a saúde restabelecida.

Morosini saiu de São Luís, capital do estado do Maranhão, há mais de um mês, e chegou na manhã desta quarta-feira [30], em Santa Luzia do Pará onde foi recebida por uma grande multidão que contou com a presença do prefeito Edno Alves e do pároco Fábio Lanoa, seu anfitrião em solo luziense. O destino da missionária, famosa por suas peregrinações, é a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

A “Vovó Peregrina” já visitou santuários em Portugal, Espanha, Polônia, Israel, Brasil [Aparecida] e Argentina, sempre pedindo pela paz no mundo, pela união das famílias e pela proteção aos jovens. Em 2015, conseguiu se encontrar com o Papa Francisco no Vaticano e recebeu sua bênção e o incentivo para seguir rezando “pelos jovens, pelas famílias e pelos enfermos”.

A sua rotina nestes quase 40 dias, desde que saiu de São Luís, foi começar a caminhar a partir das 6:30 h, carregando apenas uma pequena mala e um guarda-chuva, sempre usando um colete refletivo, para evitar acidentes na estrada, e um gorro para proteger-se do sol. A meta diária da missionária é caminhar 20 quilômetros e depois descansar para a jornada do dia seguinte.

Para alimentar-se, Morosini traz na sua pequena bagagem leite, suco, água e pão, e também recebe algumas doações de frutas e verduras no caminho.

Por onde passa a ex-enfermeira chama muita atenção e sempre arrasta atrás de si uma pequena multidão de fiéis e curiosos. Foi assim em Cachoeira do Piriá, onde passou na última sexta-feira [25], e nas comunidades de Vila Nazaré [Km 74] e Pitoró [Km 64], de onde veio acompanhada por alguns moradores até ser recepcionada pelo prefeito Edno Alves e uma grande comitiva de secretários, colaboradores do governo e amigos na frente da sua residência, no bairro do Km 48.

Em Santa Luzia, uma grande multidão esperava pela "Vovó Peregrina" no início da cidade, no Km 48, e a acompanhou até a Igreja Matriz onde foi recebida pelo pároco Fábio Lanoa, que agora à tarde celebrou uma missa especial para a missionária.

Desde a capital maranhense, em diversos pontos do seu percurso, Emma Morosini foi acompanhada por agentes da área da saúde, Defesa Civil e pela Polícia Rodoviária Federal. Frequentemente, foi hospedada pelas autoridades municipais em diversas cidades por onde passou ao longo da sua caminhada.

Ao chegar à Igreja Matriz de Santa Luzia, a “Vovó Peregrina” foi aplaudida por uma grande multidão emocionada que lotou a igreja. Mas, antes de entrar no templo, a senhora ajoelhou, beijou o chão, fez o sinal da cruz e rezou por alguns minutos.

Colaborou: Walker Oliveira
Fotos: Marcelo Matheus/Produtora Making Off/Tv Sal



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.