A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Comitiva de São Benedito, tradição secular de Bragança, fez esmolação em Santa Luzia do Pará nesta quarta-feira

As três comitivas de "esmolação" de São Benedito romperam as fronteiras do município de Bragança e estão em outras cidades do nordeste paraense cumprindo o ritual realizado há mais de três séculos pelos marujos e devotos do santo como forma de pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas.

As comitivas de esmolação de São Benedito são 03: Comitiva da Praia, Comitiva do Campo e a Comitiva da Colônia.

Nesta quarta-feira, 07, a Comitiva de São Benedito da Colônia, sob o comando do coordenador Valdeci Sousa esteve em Santa Luzia do Pará onde durante todo o dia realizou peregrinação pelas ruas da cidade e visitou devotos em diferentes bairros chamando a atenção por onde passava. Além dos integrantes da comitiva, por volta de 20 pessoas, devotos luzienses também acompanharam o cortejo embalado por hinos e cantorias típicas da devoção beneditina de Bragança.

As comitivas de São Benedito iniciaram o ciclo de esmolação da festividade 2019, ainda no mês de abril, dia 27, quando o presidente da Irmandade da Marujada, João Batista Pinheiro acompanhado dos integrantes das três comitivas ouviram as recomendações do Pároco da Catedral, Raimundo Elias, durante uma cerimônia especial.

No dia 29 de abril, a tarde na igreja de São Benedito, as comitivas e devotos receberam as bênçãos proferidas pelo Vigário Paroquial, Mayron Chrystyan. A maruja promesseira, Maria da Conceição Campus Pereira, doou para cada comitiva, 10 sacolas contendo kits com produtos de higiene, rede, lençol, toalha e uma Bíblia. Já as camisas, foram ofertadas pela Paróquia do Rosário.

A comitivas estão percorrendo o interior de Bragança e municípios vizinhos desde o dia 1º de maio e permanecerão com o trabalho de evangelização e esmolação até o mês de dezembro quando acontece a tradicional Festividade de São Benedito e a festa da Marujada.

Produção e edição: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.