A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


De olho em 2020
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais a pré-campanha eleitoral já está a todo vapor em solo luziense. Embora a maioria negue, os nomes já começam a aparecer. Alguns de forma bem sutis, outros de forma acintosa. Uns sendo direcionados pelo "cabresto" outros empurrando a carroça. Uns bem conhecidos do eleitorado, outros ainda sendo apresentados pelos grupos políticos. O certo é que 2020 está logo ali e o tempo urge...

Caça ao voto
E por falar em eleição os postulantes ao cargo de conselheiro tutelar - cujo pleito para a escolha dos novos titulares acontecerá no dia 06 de outubro em todo o Brasil - já foram definidos e estão com a campanha na rua em busca de votos. Na cata ao eleitor vale tudo, especialmente o apoio de padrinhos políticos poderosos. E a eleição para o Conselho Tutelar não deixa de ser um termômetro para a corrida eleitoral do ano que vem, com algumas lideranças testando a sua força no cenário municipal.

Articulador I
O governador do Pará, Hélder Barbalho, teve papel de destaque e foi um dos principais articuladores da frente de governadores da Amazônia Legal - que compreende além dos sete estados da Região Norte mais o Mato Grosso e o Maranhão - durante uma série de reuniões com o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, para tratar da inclusão de estados e municípios na Reforma da Previdência, bem como das queimadas na Amazônia, assunto que domina a pauta da imprensa brasileira e mundial desde a semana passada com repercussão negativa à imagem do Brasil na comunidade internacional.

Articulador II
A propósito, Hélder Barbalho, também se destacou nas discussões no Senado sobre o novo Pacto Federativo, em tramitação na casa, que entre outras coisas trata da extinção da nefasta Lei Kandir que fere de morte as finanças do Pará com desoneração das exportações desde o governo FHC, quando esse monstrengo foi criado. De imediato, a primeira consequência dessa pauta é o pagamento de R$ 4 bilhões pelo governo federal, a título de compensação, para estados e municípios referentes às perdas com a Lei Kandir.

Em Brasília
Na semana passada o prefeito Edno Alves cumpriu agenda na Capital Federal. Em seu périplo pelo Planalto Central o prefeito foi recebido em audiência por deputados e senadores da bancada paraense dos quais recebeu apoio para as demandas do município com o repasse de recursos via emendas parlamentares ao Orçamento da União para investimento em áreas caras à população como saúde e infraestrutura.

*Do blog do Zé Dudu
O deputado Eduardo Costa [PTB/PA] recebeu em seu gabinete na quarta-feira [21], na Câmara Federal, o prefeito de Santa Luzia do Pará, Edno Alves da Silva, para trataram sobre investimentos e projetos, principalmente para as áreas de saúde, abastecimento de água e saneamento, de modo a beneficiar a população daquele estratégico município da região nordeste paraense, localizado às margens da BR-316.

Prestação de contas
O secretário de saúde do município, Messias Rebouças, esteve na Câmara Municipal na última sexta-feira [23] onde fez uma espécie de prestação de contas do seu trabalho à frente da pasta que comanda há mais de um ano. A audiência pública foi solicitada pelo próprio secretário através do ofício nº 06/2019 recebido e protocolado na casa em 02 de fevereiro deste ano. Durante suas considerações, Messias destacou as dificuldades que enfrentou no início da sua gestão que incluem desde o atraso dos salários dos servidores até a falta de remédios e insumos, bem como a ausência de programas de atendimento básico essenciais à população. O secretário apresentou ainda as conquistas e os avanços do setor de saúde sob o seu comando, mostrando a destinação dos recursos recebidos.

Protagonismo
Vale destacar que sob o comando do secretário Messias Rebouças, a saúde em Santa Luzia do Pará nunca esteve em boas mãos como neste governo. Além de realizar uma revolução na pasta dinamizando a gestão e otimizando custos, Messias conseguiu protagonismo no setor entre seus pares na região nordeste do estado sendo conduzido à Comissão Intergestora Regional dos Caetés como representante do COSEMS - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará, e recebeu premiação estadual com um projeto que humanizou o programa TFD - Tratamento Fora de Domicílio, com uma experiência bem sucedida apresentada durante a I Mostra de Experiências Municipais de Saúde, realizada em Belém no mês de abril deste ano.

Livro
Começou no último sábado, 24,  a XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Esta edição vai homenagear o escritor, poeta e pesquisador paraense João de Jesus Paes Loureiro e a pesquisadora, professora da Ufpa e ativista do movimento negro, Zélia Amador de Deus. De acordo com a Secult - Secretária de Estado de Cultura, mais de 400 mil pessoas devem visitar a feira que acontece até o dia 1º de setembro. De Santa Luzia do Pará, várias caravanas de alunos e professores da rede pública, especialmente do Ensino Médio, deverão desembarcar na capital do estado durante toda essa semana para prestigiar o evento como de costume.

Renovação
O jovem contador, Leandro Lima - líder do movimento Santa Luzia Livre e candidato declarado à prefeitura de Santa Luzia do Pará em 2020 - anunciou que inscreveu-se no RenovaBR, um dos maiores programas de renovação política que apoia o surgimento de novas lideranças em todo o Brasil através da qualificação e formação de quadros, preparando cidadãos comuns para atuarem na política com ética e compromisso. Considerado a novidade na política luziense, Leandro concorre a uma vaga no RenovaBR, que atualmente conta com mais de 30 mil inscritos, "para se credenciar ainda mais para a disputa do comando do município em uma eleição que promete ser histórica". Afirma.

*Nota postada na coluna semanal Direto de Brasília, editada pelo jornalista-correspondente Val-André Mutran, no blog do Zé Dudu, um dos principais veículos de comunicação online do sudeste paraense, com sede na cidade de Parauapebas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.