A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Devotos de Santa Luzia do Pará iniciam peregrinação para participar do Círio em Belém

Devotos de diversas cidades paraenses já estão a caminho de Belém para o Círio de Nazaré, no próximo dia 09 de outubro, que depois de dois anos retornará com as tradicionais romarias pelas ruas da capital. Em Santa Luzia do Pará um grupo de 26 fiéis pegaram a estrada no finalzinho da tarde desta sexta-feira [30], em caminhada pela rodovia BR-316 com destino à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Na saída da cidade, por volta das 17 h, os romeiros se reuniram para se despedir dos amigos e familiares. Antes da longa caminhada eles rezaram para pedir proteção à Nossa Senhora de Nazaré durante a viagem.

Essa tradição existe em Santa Luzia há vários anos e assim como um grupo de ciclistas, todos os anos esses devotos da padroeira paraense percorrem 200 quilômetros para acompanhar a principal romaria do Círio que acontece no segundo domingo de outubro a mais de 220 anos.

Os devotos usam roupas leves e de cores claras para diminuir o calor. Para evitar calos eles usam sandálias. E nada de carregar bolsas ou sacolas.

O melhor horário para caminhar é entre o final da tarde e o anoitecer, mas o mais difícil é vencer o cansaço, segundo os romeiros. "É uma fadiga intensa então só chega na Basílica quem tem muita fé. Quem tem um objetivo também, pra quem não tem é complicado", comenta um dos romeiros.

A expectativa deste grupo de romeiros é chegar na próxima sexta-feira pela manhã. Pra isso eles tem que caminhar em média 30 quilômetros por dia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.