A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Veja quem são os candidatos a governador do Pará em 2022

Faltam menos de três semanas para as eleições gerais de 2022 - que acontecerá no próximo dia 02 de outubro para escolher os novos deputados estaduais e federais, 27 senadores e 27 governadores, além do presidente da República - com a campanha eleitoral a todo vapor nas ruas e em todas as plataformas de comunicação, caminhando para reta final.

Diante disso, o blog fez um compilado com os oito nomes que estão na disputa pela cadeira de governador do Pará. 
O atual chefe do executivo paraense, Helder Barbalho [MDB] - montado em cima de índices estratosféricos de aprovação do seu governo, beirando os 70% - é o franco favorito à reeleição liderando todas as pesquisas de intenção de voto, com chances reais de liquidar a fatura ainda no primeiro turno, deixando o segundo colocado, o senador Zequinha Marinho [PL], comendo poeira.

Confira a lista com os candidatos a governador do Pará em 2022

- Adolfo Oliveira [PSOL]: Tem 37 anos, é professor universitário e atua no movimento sindical na Ufpa - Universidade Federal do Pará. Nascido em Belém, é formado em Geografia e em Pedagogia pela Uepa - Universidade do Estado do Pará, com pós-doutorado em Geografia pela Cardiff University, de Londres. Essa é a primeira vez que Adolfo disputa uma eleição.

- Cleber Rabelo [PSTU]: Nascido em Bacuri [MA], Cleber Rabelo, 49 anos, é operário do setor da construção civil e dirigente sindical. É militante do PSTU há quase duas décadas e em 2012, foi eleito vereador de Belém pelo partido. Rabelo já disputou a prefeitura de Belém em três oportunidades e agora vai disputar o governo do estado.

- Dr. Felipe [PRTB]: Natural de Xinguara, no sul do Pará, Felipe Augusto Francisco Borges, 37 anos, é médico cardiologista e produtor rural. Também é membro titular da Sociedade Brasileira em Cardiologia e tem atuação no atendimento a pessoas de baixa renda em toda região sul e sudeste do estado e pela primeira vez vai disputar um pleito eleitoral.

- Helder Barbalho [MDB]: Aos 43 anos, Helder é o atual governador do Pará e vai disputar a reeleição. Filho do ex-governador e atual senador Jader Barbalho, Helder tem vasta experiência na vida pública e já ocupou os ministérios da Secretaria Nacional dos Portos, no governo Dilma Rousseff, e da Integração Nacional, no governo Michel Temer. Formado em administração e pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Pública, ele iniciou a vida política em 2000 como vereador de Ananindeua, elegeu-se deputado estadual em 2002 e depois foi prefeito da cidade por dois mandatos executivos.

- Major Marcony [Solidariedade]: Leonardo Marcony Pereira, tem 51 anos, é militar da reserva do Exército Brasileiro e empresário na área de Segurança Pública. Nascido em Belém, é o atual presidente do Solidariedade no estado.

- Paulo Roseira [Agir]: Engenheiro, nascido em Belém, tem 63 anos e nunca concorreu a uma eleição.

- Sofia Couto [PMB]: Nascida em Belém, tem 56 anos, é presidente estadual do PMB e iniciou sua trajetória política há mais de uma década. Sofia é uma veterana em disputas eleitorais. Já disputou as eleições de 2012 e 2016 como candidata a vereadora de Belém, conquistando a suplência. Em 2018, terminou a disputa como suplente de deputada estadual.

- Zequinha Marinho [PL]: Político com alta quilometragem em disputas eleitorais, o pastor Zequinha Marinho tem 62 anos, é formado em Pedagogia, técnico em contabilidade e pós-graduando em Administração Pública. Nascido em Araguacema [TO], Marinho é senador e já se elegeu deputado estadual e federal por varias vezes e também já ocupou a cadeira de vice-governador entre 2015 e 2019.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.