Em Tempo
Futuro: O deputado Celso Sabino viveu nos últimos meses uma reviravolta política que culminou em um duplo vexame: expulso do União Brasil por desobediência e, na semana passada, demitido do Ministério do Turismo por Lula, a quem jurava devoção. A saga começou em setembro, quando o partido oficializou afastamento definitivo do governo Lula e mandou os filiados deixarem os cargos. Sabino se recusou a sair, e ainda fez juras de amor a Lula, de olho em uma candidatura ao Senado com apoio do petista. Porém, agora sem espaço no MDB para disputar a Casa Alta, Sabino precisa de um partido, nem que seja “de aluguel” para sua aventura eleitoral ano que vem. Tenta o Republicanos.
Vice: Entre partidos aliados e nos bastidores da Assembleia Legislativa e do Palácio dos Despachos, o nome do deputado estadual Eraldo Pimenta, do MDB, vem ganhado força como a opção mais pragmática para vice-governador na chapa que deverá ser encabeçada por Hana Ghassan em 2026.
A tese que sustenta essa articulação supera a mera afinidade partidária: trata-se de um cálculo estratégico de viabilidade eleitoral.
Insônia: A Operação Igapó, desencadeada pela Polícia Federal, que acertou em cheio o deputado federal Antônio Doido no início do mês, vem tirando o sono de outros parlamentares paraenses, por que as investigações focam nas emendas via PIX. Já têm deputado que não anda dormindo direito, por que segundo dizem por aí que o conteúdo dos telefones apreendidos do citado parlamentar provocam calafrios em Belém e Brasília.
Cálculo: Fontes palacianas indicam que a escolha obedece a uma lógica de complementaridade geográfica. Eraldo Pimenta traz à mesa um capital político consolidado no oeste e sudoeste do Pará, regiões cruciais para o equilíbrio de qualquer chapa majoritária e onde historicamente Helder Barbalho enfrenta mais rejeição tanto da população quanto de forças políticas expressivas da região.
Descartado? Heraldo Pimenta surge no cenário como novidade, já que era dado como certo que o vice na chapa de Hanna seria o deputado Dirceu Ten Caten, marabaense filiado ao PT, selando uma aliança entre o MDB de Helder e o PT de Lula. Mas pelo visto, o acordo subiu no telhado e a chapa será puro-sangue comandada a toque de caixa pelo MDB.
Mudando o tom: Está chamando a atenção o comportamento de um blogueiro chapa-branca, muito ligado ao govenador Helder Barbalho, que de uns tempos pra cá vem batendo sem dó nem piedade no prefeito de Belém, Igor Normando, que além de pupilo também é primo do governador. O blogueiro tem publicado dia sim e outro também, matérias desfavoráveis ao prefeito da capital carregadas de críticas ácidas e em tom nunca observado antes. O tal blogueiro é conhecido na mídia por sua fidelidade quase cega ao chefe do executivo estadual, a quem jamais desagradaria. Aí a pergunta que fica: Por que essa mudança repentina de opinião se antes era só elogios a Igor Normando, inclusive no período da campanha eleitoral de 2024?
Vitrais: As obras de reforma e adequação da fachada da Igreja Matriz de Santa Luzia - sob o comando do competente Padre Gleison - estão bastante avançadas e caminhando para a conclusão. Na semana passada foram instalados os lindos vitrais coloridos que vão decorar a nova identidade visual da igreja. Está ficando uma "belezura" como dizem por aí...
Bragança: A cidade de Bragança celebra nesta sexta-feira, 26, a festa de São Benedito, mais conhecida como a festa da Marujada, uma tradição de mais de 200 anos que faz parte do Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. Desde ontem milhares de pessoas vestidas de marujos desfilam pelas ruas históricas da cidade em homenagem ao santo, devoção introduzida ainda no século 18 pelos escravos. São milhares de devotos, incluindo muita gente de Santa Luzia que todos os anos, faz questão de participar dos festejos. Porém, esse ano o deslocamento para a cidade vizinha ficou mais fácil por conta do asfaltamento da rodovia da Montenegro que encurtou o caminho deixando a viagem mais fácil e mais rápida.
Nota 10: Observadores da política luziense são unânimes em afirmar que a administração do prefeito Adamor Aires é sem sombras de dúvidas a melhor da história de Santa Luzia. O município deu um salto de crescimento desde a chegada dele ao comando da prefeitura, e ainda mais agora no decorrer do terceiro mandato. Contas em dia; saúde, educação e prestação de serviços funcionando impecavelmente, além de obras de infraestrutura e assistência social e em vários outros segmentos beneficiando centenas de famílias tanto na cidade quanto no interior.



Nenhum comentário:
Postar um comentário